Educação de Jovens e AdultosComissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL | GEOGRAFIA |
Caro(a) candidato(a) A Geografia é uma ciência que estuda um conjunto de temas muito importante, que trata da atuação do homem no espaço geográfico e a transformação desse espaço pela prática social e pela vida cotidiana desse homem. Assistindo ao noticiário da televisão, viajando ou mesmo dando uma volta no bairro onde moramos, muitas coisas nos chamam a atenção. Quem nunca se interessou pelas viagens espaciais, pela vida nas grandes metrópoles, por lugares distantes, ou pelos problemas ambientais do planeta? Quem não gostaria de compreender melhor o mundo em que vive? Estudando as paisagens naturais, o universo, o tempo, o clima etc. e as formas como os seres humanos interferem / vêm interferindo nesse espaço em variados tempos da história, esperamos despertar sua curiosidade para conhecer e refletir sobre aspectos da geografia local e mundial, possibilitando novas formas de pensar e agir sobre o espaço geográfico onde vivemos. Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais... Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames. Boa Sorte! |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
1.1. Situar o homem no meio natural e sua interação com a paisagem, estabelecendo as relações entre o homem e a natureza com suas constantes modificações. | 1. O HOMEM E O ESPAÇO 1.1. Paisagem natural Paisagem cultural Ex.: Durante uma viagem, avistamos cachoeiras, vales, montanhas, praias etc. Esses elementos fazem parte da: ( ) Paisagem natural ( ) Paisagem cultural |
2.1. Reconhecer no Universo os diferentes tipos de astros, compreendendo a importância das pesquisas espaciais e suas conseqüências para o planeta Terra. | 2.1. Olhando para o céu (astros: planetas, satélites, cometas etc.). - Satélites artificiais e sondas espaciais. Ex.: Olhando para o céu o homem descobre os astros, chegando à conclusão de que todos eles estão espalhados no Universo. |
3.1. Localizar no mapa político os continentes e oceanos do mundo, identificando os paralelos e meridianos na localização de qualquer ponto na superfície terrestre. | 3. CONTINENTES E OCEANOS 3.1. Estudo do mapa: continentes e oceanos - Coordenadas geográficas: latitude e longitude - Paralelos e meridianos. Ex.: Imagine um navio em alto-mar necessitando de socorro urgente e as dificuldades para localizá-lo. As linhas imaginárias servem para auxiliar a localização em qualquer ponto do planeta, pois estabelecem coordenadas capazes de serem compreendidas por todos aqueles que as conheçam. |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
4.1. Associar os aspectos positivos e negativos dos ambientes naturais e produzidos e sua modificação constante na natureza, diferenciar os recursos naturais e os recursos tecnológicos encontrados na natureza. | 4.1. Ambiente natural (uso da natureza sem transformação) e ambiente produzido (natureza modificada pelo homem).- Recursos naturais e sociedade tecnológica. Ex.: Uso de materiais do próprio ambiente: A oca e o iglu. - Sociedade tecnológica e estudos científicos: clonagem. |
5.1. Distinguir as características dos diferentes tipos de clima. - Caracterizar as paisagens vegetais e associá-las aos tipos e variações climáticas. | 5. CLIMA 5.1. A diversidade natural do planeta Terra. Tempo. - Clima (pressão atmosférica, umidade do ar, temperatura do ar etc). |
6.1. Reconhecer a importância dos oceanos e das bacias hidrográficas para os grupos humanos. 6.2. Analisar a importância econômica da plataforma continental para a vida do homem. 6.3. Identificar as causas da formação dos lagos. | 6. OCEANOS E BACIAS HIDROGRÁFICAS 6.1. As águas da superfície terrestre e sua importância para o homem. Oceanos e mares. Bacias hidrográficas. 6.2. Plataforma continental. 6.3. Lagos. |
7.1. Identificar as regiões brasileiras e aspectos físicos do Brasil 7.2. Associar o problema do desemprego e da violência urbana às transformações da vida urbana. 7.3. Identificar as causas da distribuição irregular da população brasileira. | 7. DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL 7.1. Aspectos físicos (clima, vegetação, hidrografia, etc). 7.2. Aspectos humanos (vida do homem nas regiões). Aspectos econômicos (desenvolvimento econômico das regiões). 7.3. Explosão demográfica. Desemprego. Violência. |
8.1. Localizar no mapa a divisão natural dos continentes. 8.2. Identificar as principais características socioeconômicas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. | 8. OS CONTINENTES 8.1. Divisão Natural (América, Europa, Ásia, África e Oceania). 8.2. Divisão socioeconômica (países desenvolvidos e países em desenvolvimento). |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
ADAS, Melhem. Noções Básicas de Geografia. Volume 1 e 2. São Paulo: Editora Moderna, 1991.
ARAÚJO, Regina, GUIMARÃES, Raul Borges et alii. Construindo a Geografia. Volume 1. São Paulo: Editora Moderna, 1999.
NORONHA, Carlos Henrique Moura. A Geografia do Brasil. Vol. 1 e 2. São Paulo: Editora do Brasil, 1997.
TELECURSO 2000 – Geografia. Vol. 1 e 2. Ensino Fundamental. São Paulo: IESP/FRM/Globo, 1995.
mt boom!
ResponderExcluirOi será que você poderia informar onde encontro esses assuntos na internet. Algum site?
ResponderExcluirObrigado.
Vou fazer a minha primeira prova de história no fim do mes e gostaria de saber oque eu devo estudar.
ResponderExcluirDes de já obrigada !
Eu devo estudar só o (1. O HOMEM E O ESPAÇO) ou tenho que estudar 1. O HOMEM E O ESPAÇO, 2. A EXPLORAÇÃO DO UNIVERSO, 3. CONTINENTES E OCEANOS ?
ResponderExcluirCom urgencia, Obrigada!
Bruna Oliveira '