Educação de Jovens e AdultosComissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL | LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS |
Caro(a) candidato(a) O Inglês tornou-se um dos principais veículos de comunicação nos meios diplomáticos, no comércio mundial, nas competições esportivas, no turismo, nos congressos sobre ciência, tecnologia, arte etc. Por isso é muito importante conhecer a Língua Inglesa, para ter possibilidade de entender e se situar no mundo atual. Para melhor compreender a Língua Inglesa, você deverá estudar: os pronomes pessoais, verbo ser e estar, saudações, os artigos, pronomes demonstrativos, substantivos, adjetivos, as preposições e as horas. Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais... Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames. Boa Sorte! |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
1.1. Empregar corretamente os pronomes pessoais na função de sujeito | 1. PRONOMES PESSOAIS NA FUNÇÃO DE SUJEITO 1.1. Pronomes pessoais (Personal Pronouns) Ex: I, you, he, she, it, we, you, they |
2.1. Identificar e utilizar o verbo ser e estar nas diversas formas nas frases | 2. VERBO SER / ESTAR (Verb To Be) 2.1. Nas formas afirmativas(I am / you are) - Nas formas negativas (I am not, you are not) - Nas formas Interrogativas (Am I? Are you? - Nas formas abreviadas (I'm / You're) - Dando respostas completas para perguntas: (Yes, I am tourist.) - Dando respostas curtas para perguntas: (Yes, I am.) |
3.1 Distinguir as diversas formas de saudações e cumprimentos utilizadas no dia-a-dia das pessoas. | 3. FORMAS DE SAUDAÇÕES 3.1 Saudações e cumprimentos (Greetings) - Good morning, good afternoon, good evening, good night, see you tomorrow. - How are you? / What´s your name? - My name is... |
4.1 Reconhecer num texto o artigo definido e o artigo indefinido, utilizando corretamente as regras da Língua Inglesa. | 3. ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS 4.1 Artigos Definidos (Definite Articles) – THE Ex.: THE cat, (o gato ) THE girl (a garota) - Artigos Indefinidos (Indefinite Articles) - A / AN Ex.: A man (um homem) AN elephant (um elefante) |
5.1. Empregar os pronomes demonstrativos nas suas diversas formas: Número e gênero, junto ao verbo to be e junto a expressões. | 4. PRONOMES DEMONSTRATIVOS (Demonstrative pronouns) 5.1. Número SINGULAR PLURAL This These That Those |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | |||
- Gênero Masculino / Feminino THIS = isto / este / esta THAT = aquele / aquela / aquilo THESE = estes / estas THOSE = aqueles(as) - Junto ao verbo TO BE Ø Nas formas afirmativas: THIS is Maria (esta é Maria) THAT is Maria (aquela é Maria) Ø Nas formas interrogativas: Is THIS Maria? (esta é Maria?) Is THAT Maria ? (aquela é Maria?) Ø Nas formas negativas: THIS is not Maria (esta não é Maria) THAT is not Maria (aquela não é Maria) THOSE are not Jo and Paulo (aqueles não são Jo e Paulo). - Junto a expressões com WHAT IS This? = O que é isto? WHAT IS That? = O que aquilo? WHO is this? = Quem é este (a)? WHO ARE These ? = Quem são estes (as)? WHO IS That ? = Quem é aquele(a)? WHO IS those ? = Quem são aqueles(as)? | ||||
6.1. Reconhecer os substantivos e empregá-los nas suas diversas categorias. | 6. SUBSTANTIVOS (Nouns) 6.1. Familia (Family) Ex.: Father (pai) - Mother (mãe) Sister (irmã) - Brother (irmão) etc. - Profissões (Profession) Ex. Doctor (médico) - Secretary secretário(a) - Objetos de Escola (Schol Objectes) Ex.: Desk (carteira) - Pencil (lápis) etc. | |||
7.1. Estabelecer comparações entre os adjetivos, utilizar as relações entre os adjetivos e substantivos, obedecendo as regras da Língua Inglesa. | 7. ADJETIVOS (Adjectives) 7.1. Comparações Ex.: Thin (magro) x Fat (gordo) Hot (quente) x Cold (frio) - Adjetivo / substantivo Ex.: FAT girl = Garota GORDA HOT dog = Cachorro QUENTE - Regra da língua = Adjetivo antes do substantivo INTELLIGENT boy = garoto inteligente SMART Card = cartão esperto - Cores (color) Ex.: Red (vermelho), Blue (azul) | |||
8.1. Conhecer as preposições no texto e utilizar sua função relacionada à expressão DE LUGAR. | 8. PREPOSIÇÕES 8.1. Preposições - EM / NA/NO (Prepositions ) IN - AT Ex.: IN a hospital = (em um) NO hospital AT school = NA escola He is AT SCHOOL (ele está na escola) She is AT THE CLUB (ela está no clube) | |||
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | ||
9.1. Reconhecer os números de 1 até 100 e relacioná-los a expressões próprias da língua inglesa: Horas exatas e horas com minutos. | 9. RELAÇÃO NÚMEROS E EXPRESSÃO 9.1. Números (Numbers) Ex.: 1 one - 2 two - 3 three etc. - Horas (Time) Horas exatas It’s seven o’clock = São sete horas - Horas com minutos It's seven thirty = São sete e trinta - Expressões Para perguntar as horas What times is it? = Que horas são? Para responder as horas: It’s ... (São / É) | ||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
AMOS, Eduardo. Our Way .1. São Paulo: Editora Moderna, 4ª ed. 2002.
FERRAZ, Zuleica Agueda. Take your Time. São Paulo: Editora Moderna, 1999.
GASPAR, Tânia Moraes. New Happy Book 2. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
LIMA, Cleide Micchi. New Playing In English 4. São Paulo : Editora FTD, 1996.
KELLER, Victoria. Steps – 2. São Paulo: Editora IBEP, 2002.
MALTINER, Glaydes. Discovering English 1ª série. Recife. Editora Construir, 2002.
MINI DICIONÁRIO DE INGLÊS – MICHAELLIS. São Paulo. Editora Melhoramentos.
Educação de Jovens e AdultosComissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL | LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - FRANCÊS |
Caro(a) candidato(a) A comunicação entre os países abre espaços para o enriquecimento cultural e o crescimento pessoal. Estudar uma língua estrangeira é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e diminuir as distâncias entre os seres humanos. Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais... Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames. Boa Sorte! |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
1.1. Compreender e responder questões de textos que abordem temas e informações variadas: - Identificar a idéia central do texto; - Situar o texto no tempo e espaço; - Identificar a ação dos personagens; - Interpretar textos com compreensão e apoio de imagens (fotos, desenhos). | 1. TEXTOS 1.1. Pequenos textos que apresentem situações do cotidiano. |
2.1. Identificar informações básicas sobre a cultura e a civilização francesa e a sua importância no mundo. | 2.1. A França: localização, cidades principais; rio Sena; monumentos; situação socioeconômica e cultural. |
3.1. Estabelecer a comunicação através de expressões que possibilitem simples diálogos, utilizando frases afirmativas, negativas e interrogativas. | 3. EXPRESSÕES 3.1. Uso de expressões para entrar em contato com alguém: - Cumprimentar Bonjour, Cécile! / Madame! Bonjour, Monsieur! Salut! Ça va? / Tu vas bien? Comment tu vas? Et toi?/Pas mal/très bien, merci./Et vous? / ... - Apresentar-se Je m´appelle...; je suis..., je ne suis pas. (Negation) J´ai... (Verbe être, avoir) Et toi? / Et vous? Comment tu t´appelles? - Apresentar alguém Je te présente... (Marcel) C´est... (Jacques) – Il est... Elle est... - Informar – se Où habites-tu? / Que fais tu? Combien as-tu des frères? |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
Comment tu t´appelles? Quel âge as-tu? Est-ce que tu... (travailles, études, dances, chantes)? (Verbes: travailler, étudier, dancer, chanter). Combien as-tu des frères? Es-tu...? - Despedir-se Au revoir / Salut A bientôt / A demain | |
4.1. Reconhecer e usar os pronomes pessoais, nas funções de sujeito e objeto. | 4. PRONOMES 4.1. Pronomes pessoais usados como sujeito: Je, tu, il / elle, nous, vous, ils / elles. Exemplo: Je parle. Nous étidions français. - Pronomes pessoais na função de objeto: Exemplo: Elle m´appelle. Il me présente son père. Je te donne une fleur. - Pronomes usados em lugar do nome: Exemplo: Marie aime Elle l´aime. Jean prépare son travail. Il prépare son travail. |
5.1. Utilizar corretamente palavras que acompanham o nome, observando a concordância nominal. | 5. CONCORDÂNCIA NOMINAL 5.1. Artigo e Adjetivo - - Les enfants sont gentils et intelligents. - La belle fleur est sur la table. - L’école a beaucoup d´enfants. Pronomes - Mon livre est ouvert. - J´adore ma mère. - Mes enfants vont au cinéma. Numeral - J´ai deux soeurs. - Tu es le premier (1er) de la classe. |
6.1. Empregar corretamente os verbos auxiliares être e avoir no presente, passado e futuro, nas formas afirmativas, negativas e interrogativas. | 6. VERBOS AUXILIARES 6.1. Verbos auxiliares – presente, passado, futuro - J´aime. / Je suis aimé. - Je n´aime pás. / Je ne suis pas aimé. - Paul va dancer, travailler. - Est-ce que Paul va travailler? - Il est né à Bahia. - Il a fini sont travail. |
7.1. Identificar e caracterizar pessoas e objetos. | 7. CARACTERIZAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS 7.1. Nacionalidade, profissão, características físicas, morais. - Je suis brésilien / étudiant. - Il est petit / gentil. - C´est le père de... - Tu est triste / content. |
8.1. Reconhecer e utilizar palavras ou expressões, situando-se no tempo e no espaço. | 8. ADVÉRBIOS 8.1. Noções de advérbios: horas; dias da semana; meses; estações do ano. - Situar-se no espaço: |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
- Est-ce que c´est près? / loin. - C´est loin. C´est la première rue à droite. - C´est à côté de / sur, derrière, devant / ici / ensuite. - Situar-se no tempo - Quelle heure est-il? Il est... - Aujourd´hui c´est quel jour de la semaine? - C´est lundi, dimanche... - Quel temps fait-il? - ( ) il fait beau. - ( ) il pleut. - Aujourd´hui, demain, hier... - Matin, maintenant, deux fois par jour... | |
9.1. Preencher ficha de identidade, utilizando dados apresentados em texto ou dados pessoais do candidato. | 9. DADOS PESSOAIS 9.1. Fiche d´identité Le texte Cécile Thibaut est française. Elle habite à Paris, 15, rue des Fleurs 75001. Elle est née a Lyon, le 28 décembre 1976. Elle travaille dans un hôpital. Elle est très symphatique. |
10.1. Elaborar pequenos textos a partir de fichas contendo informações. | 10. ELABORAÇÃO DE TEXTOS 10.1. Faire la fiche d´identité de Cécile Nom: Thibaut Prénon: Cécile Née à: Lyon Nationalité: française Profession: médecin / infirmière Domicile: 15, rue des Fleurs 75001. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
PAGEL, Dário Fred, MORITZ, Heloisa Helena et alii. Promenades: textes et exercises pour la classe de français. Florianópolis: Editora da UFSC, 1990.
PEREIRA, Helena B. C., SIGNER, Rena. Michaellis – Pequeno Dicionário Francês-Português / Português-Francês. São Paulo: Melhoramentos, 1996.
TORRES, Jandyra Moniz. Notions de Français. São Paulo: Editora Ática, 1993.
Eu fico analizando se nos estados unidos é obrigatorio eles aprender portugues,e se eu não tiver afim de aprender esta lingua do tal inglés,só aqui no brasil que aconteci isso,o que deveria mesmo na rede de insino ter é o apredizado do portugués corredo,querem tanto colocar no historico escola do aluno o ingles e as pessoas não sabe nem escrever e nem falar o portugués certo.usb27
ResponderExcluir