Boas Vindas!


Seja bem vindo (a)!

É um grande prazer receber sua visita.

Aqui você encontra informações diversas, indicação de links, videos, livros, filmes e textos para o aluno que vai fazer provas do Supletivo na CPA.

Participe com sua opinião e comentários .

Aguardo seu contato.

E-mail: edmapereira1@gmail.com

Luz, Paz e Prosperidade!

Professora Edma Pereira











Páginas

Colégio Estadual Armando R. Carneiro Endereço: Rua Maria Quitéria, 281 Centro - Eunápolis/BA Ponto de Referência: Próximo a Igreja Católica. Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 horas
Fone: 73 3281 3340

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cont. E. Médio - Geografia

Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

GEOGRAFIA



Caro(a) candidato(a),

As transformações ocorridas no espaço geográfico nas últimas décadas, a velocidade com que se processa o conhecimento técnico-científico e as informações vinculadas pela imprensa imprimiram ao ensino da Geografia um novo olhar para as questões relacionadas à sociedade em que vivemos.

Para que possamos entender melhor esse mundo de informações, a Geografia nos oportuniza, uma leitura crítica da sociedade, possibilitando assim, o exercício da cidadania, a compreensão da relação do espaço natural com o espaço geográfico e a atuação do homem nesses espaços.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!



OBJETIVOS
CONTEÚDOS


1.1. Analisar a organização do espaço geográfico onde as relações sociais são construídas.

1.      ESPAÇO GEOGRÁFICO
1.1. Organização do espaço geográfico
-          Paisagens
-          Lugares
1.2. Identificar os movimentos efetuados pela Terra e suas conseqüências: dia, noite e estações do ano.
1.2. Planeta Terra e seus movimentos
-       Rotação
-       Translação
1.3. Destacar a importância do uso das coordenadas geográficas no sistema de orientação e de fusos horários.
1.3. Coordenadas geográficas, sua utilização no sistema de orientação e fusos horários
-          Latitude
-          Longitude
-          Fusos horários do Brasil e as variações


2.1. Ler e identificar símbolos, legendas e escalas nos mapas.
2.      REPRESENTAÇÃO DA TERRA
2.1. Representação da Terra através dos mapas escalas gráfica e numérica e cálculos de distâncias, através do uso das escalas
2.2. Analisar a interdependência dos subsistemas, enfatizando a importância de manter o equilíbrio entre eles.


2.3. Estabelecer as diferenças entre os agentes internos e externos que influenciam na formação do relevo, destacando os principais tipos de relevo.
2.4. Destacar os principais tipos do relevo brasileiro, associando-as aos recursos minerais e a formação das rochas.
2.2. A Terra e os subsistemas
-          Litosfera
-          Atmosfera
-          Hidrosfera
-          Biosfera.
2.3. Os agentes formadores do relevo
-          Internos
-          Externos

2.4. Tipos de relevo
-          Planaltos
-          Planícies
-          Depressões
-          Dobramentos modernos (montanhas de formação recente
- O relevo brasileiro, os recursos minerais disponíveis e sua exploração. Exemplos: petróleo, urânio, ferro, manganês e minerais nobres.


3.1. Analisar a dinâmica da atmosfera, destacando sua composição e camadas.



3.2. Estabelecer a diferença entre clima e tempo salientando sua influência na ocupação do espaço.

3. CAMADAS DA TERRA
3.1. Atmosfera - dinâmica e camadas
-          Exosfera
-          Ionosfera
-          Estratosfera
-          Troposfera
 3.2. Fatores e elementos do clima
-     Massas de ar
-     Temperatura
-     Pressão atmosférica
-     Chuvas
-     Altitudes
-     Ventos
-     Continentalidade/maritimidade
-          Tipos de clima do Brasil
3.3. Analisar a importância da água para a vida na Terra enfatizando sua distribuição desigual.
- Reconhecer a importância dos oceanos e seu aproveitamento econômico.
3.4. Identificar as bacias hidrográficas brasileiras, destacando seu aproveitamento econômico.
3.3. Hidrosfera – subsistema predominante na Terra
-          Rios
-          Lagos

3.4. Oceanos e mares
-         Movimento das água oceânicas (marés,  ondas ou vagas e correntes marítimas)
-     Aproveitamento econômico
-         Pesca
-         Exploração do petróleo
-         Exploração do sal marinho
-         Uso do oceano como meio de transporte
3.5. As bacias hidrográficas brasileiras
-          São Francisco
-          Amazônica
-          Norte – Nordeste
-          Leste
-          Sudeste
-          Platina
-          Tocantins – Araguaia.
Aproveitamento econômico das bacias hidrográficas brasileiras
-          Fonte de energia
-          Irrigação
-          Abastecimento de água
-       Meios de transporte
-            Fonte de alimentação


4.1. Destacar a distribuição da população mundial e brasileira em espaço geográfico e suas implicações econômicas e sociais.
- Compreender a importância da Revolução Médico-sanitária como um fator que possibilitou o declínio da mortalidade e o aumento da expectativa de vida, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.
4.2. Diferenciar os movimentos da população no espaço geográfico destacando suas causas e conseqüências.




4. POPULAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
4.1. Aumento da expectativa de vida, declínio da mortalidade e da natalidade







4.2. Movimentos da população
-          Êxodo rural
-          Migração pendular
-          Emigração
-          Imigração
-          Transumância


4.3. Analisar a composição da população por idade como elemento fornecedor de informações para o planejamento e organização da sociedade.

4.4. Identificar os setores da economia e a capacidade de absorção da mão-de-obra em cada setor.

4.3. Composição da população por idade e sua implicação na economia e na sociedade


4.4. Setores da economia
-          primário
-          secundário
-          terciário



5. Estabelecer a diferença no processo de urbanização tanto no mundo desenvolvido quanto no mundo em desenvolvimento.

5. URBANIZAÇÃO
-  Países desenvolvidos - lenta
-  Países em desenvolvimento - rápida
-  Formação de metrópoles, megalópoles e megacidades




6. Reconhecer a ONU como uma instituição criada para mediar conflitos entre países e para assegurar a paz mundial.
- Destacar a importância e a atuação da OMC como mediadora nas relações do comércio internacional.


6. IMPORTÂNCIA DA ONU NA MANUTENÇÃO DA PAZ MUNDIAL E NO EQUILÍBRIO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
Exemplo: conflitos no Oriente Médio.
- Comércio internacional

- Atuação da OMC (Organização Mundial do Comércio)



7. Analisar a importância das atividades agrárias no Brasil e no Mundo e sua influência nas relações campo x cidade.

7. ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA
-          Geografia dos assentamentos rurais
-          Conflitos entre grileiros x posseiros
-          Atuação do MST (Movimento dos Sem Terra)
-          Agricultura
-          Pecuária




8. Reconhecer a importância do setor industrial na organização do espaço,  identificando os tipos de indústrias exigidas pelo mercado.

8. INDUSTRIALIZAÇÃO
-          Localização e fatores da localização
-          Tipos de indústrias. Exemplo: bases e bem de consumo.



9. Analisar as causas dos problemas ambientais tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento e suas conseqüências no ecossistema global.




9.1. Compreender a importância do desenvolvimento auto-sustentável como solução para os problemas ambientais.

9. QUESTÕES AMBIENTAIS
-          Poluição atmosférica
-          Inversão térmica
-          Ilhas de calor
-          Efeito estufa
-          Chuvas ácidas
-          Poluição dos solos
-          Poluição das águas
-          Desmatamento.
9.1. Meio ambiente e desenvolvimento auto-sustentável. Exemplo: criação de reservas florestais; reciclagem do lixo; utilização de fontes de energias limpas e renováveis, como a eólica e solar; diminuição do uso de agrotóxicos.





 ENSINO MÉDIO – GEOGRAFIA
 INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

LUCCI,  Elian Alabi. Geografia - O Homem no Espaço, 2º grau. São Paulo: Saraiva, 2000.

PIFFER, Osvaldo. Geografia Geral, vol. Único. São Paulo: IBEP, 2001.

PIFFER, Osvaldo. Geografia do Brasil, vol. Único. São Paulo: IBEP, 2001

VESENTINI, J. William. Sociedade e Espaço, Geografia Geral e do Brasil, 2º grau. São Paulo: Ática, 2002 (edição reformulada e atualizada).

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Geografia. Volumes 1 e 2. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.

Jornais e revistas de circulação nacional.

8 comentários:

  1. muito legal gostei muito do conteudo e aprendir bastante

    ResponderExcluir
  2. Bem que voces poderiam postar tipo uma revisao das questoes que cai na prova de geografia e nas demais para que agente possa estudar aqui no site com as perguntas e respostas.

    Seria de boa ajuda para quem esta fazendo o cpa.

    ResponderExcluir
  3. me ajuda ai com um material ou algum modelo de prova pode ser ?

    ResponderExcluir
  4. È MSM DEVERIA MOSTRAR UM EXEMPLO OU DA ALGUMAS ATIVIDADES DO TIPO !!

    ResponderExcluir
  5. será q vc poderia me dar pelo menos uma ajuda ou um explo das prova
    ass clayton

    ResponderExcluir
  6. Olá, dona Edma. Acho um trabalho excelente sobre tais assuntos.
    Mas vocês, professores dificultam nosso desempenho em aprender, não trata-se de ESFORÇO em pesquisar. E sim de aprender, para um professor é tudo mais fácil, mas para quem está aprendendo NÃO. Enfim... O que eu percebi aqui, vocês querem que os alunos tenham o trabalho de procurar por DIVERSOS assuntos que não cabe apenas em um livro só. E para aqueles que não tem internet ou livros? Como eles ficam? São diversos assuntos, além de procurá-los e estudá-los, não é?

    É uma ajudinha, mas cadê o companheirismo com o aluno em querer REALMENTE ajudá-lo, dá os temas dos assuntos não ajuda em NADA, sinceramente. Infelizmente não podemos esperar mais desse governo brasileiro do qual nos encontramos em baixa colocação de EDUCAÇÃO NO ENSINO. E engraçado que vocês professores ainda fazem greve para o aumento de salário, indignação isso.

    ResponderExcluir
  7. acho que a melhor ajuda seria atividades demostrativas de cada assunto que vcs dão para a gente estudar porque nem sempre temos meios como a internet para acharmos todos os assuntos!chatos

    ResponderExcluir
  8. Oi galera e professores do CPA.
    Atualmente estou fazendo o curso e percebi vários pontos negativos como por exemplo os assuntos que vocês pedem que estudemos e não colocam nas provas como deveriam.
    Não chegam nem perto e ainda por cima abordam alguns assuntos diferentes que vocês não pediram para ser estudados.
    colocam milhões de assuntos em vão e não especificam tanto assim,como hoje,em história fazendo pergunta sobre os astecas.Era só pedir ORA!
    Tem que entreter mais a galera.
    Já é tão difícil estudar hoje em dia com a vida tão corrida,os jovens não sentem tanto prazer.
    Vamos colocar temas mais prazerosos e atuais como por exemplo falar sobre uma realidade vivida por nós.em todas as matérias por favor, se não fica difícil!e incluir uma matéria como a arte da música,vai ser bem bacana! e vamos acabar de vez com esse negócio de ''palavras difícies''simplifica!tenho certeza que hoje muitos deixaram de fazer a redação por nem chegar''perto''de entender a perguntar.
    vamos acabar de vez com essa história de que muitos jovens compram se segundo grau,poís infelizmente é a nossa realidade,as vezes não tivemos culpa de não passar.
    Um grande beijo a toda equipe,só estou expessando meus direitos de falar!
    obrigada por tudo.Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir

Digite aqui sua mensagem..