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Professora Edma Pereira











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Colégio Estadual Armando R. Carneiro Endereço: Rua Maria Quitéria, 281 Centro - Eunápolis/BA Ponto de Referência: Próximo a Igreja Católica. Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 horas
Fone: 73 3281 3340

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cont. E. Médio - Lingua Estrangeira

Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS



      Caro(a) Candidato(a),

O domínio da Língua Inglesa, considerada como um instrumento de comunicação universal é algo muito importante para que você não se sinta isolado neste mundo globalizado.

Estudando Inglês, você poderá: comunicar-se com pessoas falantes da Língua Inglesa; conhecer culturas diferentes; compreender as letras das músicas de que gosta; entender melhor os vídeo-games; ler instruções de manuais e programas de computador. Sabemos que a aprendizagem se constrói no dia-a-dia e nem todas as pessoas aprendem no mesmo ritmo. Sugerimos que você leia o máximo de textos em Língua Inglesa, estudando as estruturas básicas (gramaticais), fazendo anotações para fixar o vocabulário, buscando sempre a compreensão do conteúdo do texto.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!



OBJETIVOS
CONTEÚDOS


1.1.                       Compreender textos de diferentes modalidades que tratem de temas atuais.


1.      TEXTOS
1.1. Textos literários, jornalísticos, informativos,  científicos, publicitários, humorísticos, epistolares , instrucionais.
Ex.: charges, cartoons, notícias, poema, bilhete, piada, cartas, etc.



2.1. Relacionar os pronomes pessoais com os substantivos correspondentes, tanto na função de sujeito como na de objeto.




2.2. Relacionar os adjetivos possessivos com os sujeitos das frases.


1        PRONOMES = pronouns
2.1. Pronomes pessoais (personal pronouns) usados na função de sujeito (I, you, he, she, it, we, you, they) e pronomes pessoais (personal pronouns) usados na função de objeto (me, you, him, her, it, us, you, them)
Exemplo: Peter loves Mary. He loves her.

2.2. Possessive adjectives (possessivos seguidos de substantivo) – my, your, his, her, its, our, your, their
Exemplo: That’s our classmate.



3.1. Empregar o verbo To Be no presente simples nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.


3. VERBS TENSES (TEMPOS VERBAIS)
3.1. Presente simple do verbo To Be = present simple tense: To Be
- Forma afirmativa = affirmative forms
Ex.: I am, you are...

- Forma interrogativa = interrogative forms
  Ex.: Am I?, Are You?...

- Forma negativa = negative forms
  Ex.: I am not, You are not...



- Utilizar as formas abreviadas em frases afirmativas ou negativas para respostas curtas e completas.








3.2. Identificar e utilizar o presente simples dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.







3.3. Transformar frases afirmativas em negativas e interrogativas usando o verbo auxiliar.

- Utilizar os verbos auxiliares nas formas afirmativas ou negativas para respostas curtas ou completas.










3.4. Relacionar os advérbios e expressões adverbiais com o tempo presente dos verbos.


Formas abreviadas = contracted forms

- Forma afirmativa = affirmative form
Ex.: Yes, I’m a students
        Yes, He’s a brilliant pupil

- Forma negativa = negative form
Ex.: No, I’m not a students
       No, He isn’t

3.2. Presente simples dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa = Simple present tense – regular and irregular verbs (affirmative, interrogative and negative forms)
Exemplos:
Afirmativa: They always go to the school by bus.
Interrogativa: Do they always go to the school by bus?
Negativa: They dont’t always go to the school by bus.

3.3. Verbos auxiliares: do, does, don’t, doesn’t na transformação de frases afirmativas em negativas e interrogativas.
Exemplo:
Afirmativa: They always go to the school by bus.
Interrogativa: Do they always go to the school by bus?
Negativa: They don’t always go to the school by bus.

Respostas completas e curtas na afirmativa e na negativa = Long and short affirmative and negative answers.
Exemplo: Does she study everyday?
Afirmativa curta: Yes, she does.
Negativa curta: No, she doesn’t.
Negativa completa: No, she doesn’t study everyday

3.4. Advérbios e expressões adverbiais mais comuns: always, often, usually, sometimes, everyday, everyweek, everynight, ...



4.1. Empregar os verbos regulares e irregulares no “Present continuous tense” e transformar frases afirmativa em interrogativa ou negativas nas respostas curtas e completas.


4. VERBOS REGULARES E IRREGULARES NO PRESENT CONTINOUS TENSE
4.1. Present continuous tense
Formação: Verb To Be + verbo principal + ING ). Formas afirmativa, interrogativa e negativa.
Exemplo:
Afirmativa: He is reading a magazine now.
Interrogativa: Is he reading a magazine now?
Negativa: He isn’t reading a magazine now

Respostas completas e curtas
Exemplos:
Afirmativa completa: Yes, he is reading a magazine now.
Afirmativa curta: Yes, he is.
Negativa completa: No, he isn’t reading a magazine now
Negativa curta: No, he isn’t


4.2. Relacionar os advérbios com o present continuous tense.

4.2. Avérbios = adverbs
Exemplo:
Now, today, at this moment




5.1. Empregar o verbo To Be no passado simples nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.




5.2. Utilizar o passado simples dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa, empregando-os em respostas curtas e completas.










5.3. Relacionar os advérbios com o tempo passado dos verbos.


5. VERBOS – TEMPO PASSADO = VERBS – PAST TENSE
5.1. Passado simples do verbo To Be = simple past tense verb To Be
Afirmativa: I was, you were
Interrogativa: Was I? , Were you?
Negativa: I wasn’t, you weren’t.

5.2. Verbos regulares e irregulares = regular and irregular vebs.
Afirmativa: I looked for a new job yesterday.
Interrogativa: Did you look for a new job yesterday?
Negativa: I didn’t look for a new job yesterday.

- Respostas curtas e completas = Long and short  affirmative and negative answers..
      Exemplo:
Afirmativa curta: Yes, I did
Negativa longa: No, I didn’t look for a new job yesterday.
Negativa curta: No, I didn’t

5.3. Advérbios = Adverbs:
Exemplo: Last, ago, yesterday.



6.1. Utilizar o futuro com WILL dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa





6.1. Empregar o futuro imediato dos verbos regulares e irregulares, relacionando-os com as expressões de tempo adequadas.


6. FUTURE TENSE (tempo futuro)
6.1   - Future with WILL = futuro com WILL
Exemplo:
Afirmativa: I will study tomorrow.
Interrogativa: Will you study tomorrow?
Negativa: I will not study tomorrow./ I won´t study tomorrow.

6.2. Futuro imediato = Immediate future
Formação: verb To Be + going to + verbo principal
Exemplo: We’re going to visit our friends next Sunday.

- Advérbios = Adverbs
Ex.: Tomorrow, next




7.1. Transformar frases do singular para o plural e vice-versa.







7.      PLURAL OF THE NOUNS (plural dos substantivos, nomes)
7.1. Plurais de nomes com terminações em: S, SS, X, CH, SH, Y
Exemplos: bus – buses; kiss – kisses; box – boxes; church – churches; dish – dishes; boy – boys; lady – ladies.

- Formas irregulares dos substantivos
Exemplos: man – men; woman – women; child – children; mouse – mice.



8.1. Estruturar frases, posicionando de forma correta os adjetivos.

8.2. Identificar os adjetivos e seus antônimos e sinônimos correspondentes.


8. ADJECTIVES(adjetivos)
8.1. Position of adjectives (posição dos adjetivos)
Exemplo: He is a dilligent pupil.

8.2. Opposites (opostos)
Exemplo: intelligent X stupid; dilligent X lazy



9.1. Utilizar os artigos definido e  indefinido nas frases.



8.      ARTIGOS(articles)
9.1. Definido = definite (the) e indefinido = indefinite (a, an)
Exemplo: The boy is intelligent
               I am a teacher and his is an engineer.




10.1. Empregar as palavras interrogativas nas frases.




10. PALAVRAS INTERROGATIVAS NAS FRASES INTERROGATIVE WORDS 
10.1. Palavras interrogativas = interrogative words -  what, how, where, when, who, why.
Exemplo: How are you?
What day is today?



11.1. Empregar as preposições nas frases.

11. PREPOSIÇÕES (prepositions)
11.1. Preposições = prepositions - in, on, of, from, to, with, about, at, etc.
Exemplo:
Who is at the door?




INDICAÇÕES BIBIOGRÁFICAS

BERTOLIN, Rafael . Essential English. São Paulo: IBEP, 1998.

BERTOLIN, Rafael . Língua Inglesa: Curso completo . São Paulo: IBEP,  Vol. Único (Apostila). 2002.

LIBERATO, Wilson . Compact English Book. São Paulo : FTD, v. único, 1998.

MICHAELIS . Pequeno Dicionário : Inglês – Português / Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 1980.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Inglês. Volumes 1 e 2. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.





Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL



Caro(a) candidato(a)
       
        É importante o domínio mínimo da língua espanhola para que você conheça outras culturas e se relacione melhor com pessoas falantes da língua espanhola, etc.

A importância de estudar a língua e a cultura espanhola se intensificou com o Mercosul (Mercado Comum do Sul) que visa maior integração comercial e cultural entre o Brasil e os países hispano-americanos, aumentando, assim, o convívio com culturas diversas e a necessidade do domínio básico da língua espanhola para o desenvolvimento das diversas relações profissionais e pessoais.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte !



OBJETIVOS


CONTEÚDOS



1.1      Com­­pre­ender diferentes tipos de tex­tos, abordando temas va­ria­dos do cotidiano.
-          Re­conhecer os códigos da lin­gua­gem visual das fi­guras e re­la­cionar com o texto escrito.
-          Tradu­zir pequenos tex­tos em es­­­panhol para a lín­gua por­­tu­gue­sa.


1.      TEXTOS
1.1. Tipos de Textos:
-          Jornalísticos;
-          Humo­rís­ticos,
-          Informações científicas.
Ex.: Notícias, piadas, quadri­nhos, etc.



2.1. Identificar e empregar as pala­vras heterosse­mân­ticas no texto.


2.      DIVERGÊNCIA LÉXICA
2.1. Heterossemânticas (pala­vras iguais ou semelhan­tes na grafia espa­nhola e portu­guesa, mas diferentes no signifi­ca­do).
Ex.:Ese hombre es muy flaco (magro), pero es fuerte.
He tomado un café exquisito (gostoso) en casa.
Quiero un vaso (copo) de agua.



3.1. Empregar palavras do vocabu­lário básico existente nos textos e do vocabu­lário específico da língua es­pa­nhola, completando frases.

3. VOCABULÁRIO
3.1. Vocabulário especifíco
-          dados pessoais (nombre, apellidos, edad, etc.);
-          família, parentes­co mais próximo (padre, madre, hijo/a, hermano/a)
-          partes físicas do corpo humano (cabeza, cuello, brazos, manos, espaldas, piernas, pies, etc)
-          vestuário mais utilizado (pantalones, falda, etc) 
-          profis­sões mais conhecidas (abogado, profesor, albañil, panadero, carnicero, etc)
-          dias da semana (lunes, martes, etc)
-          meses do ano (enero, febrero, etc)
-          partes de uma casa (salón, habitación, etc)
-          países onde a língua espanhola é oficial (Argen­tina, México, Honduras, Cuba, etc)
-          principais meios de transporte (metro, coche, au­tobús, avión, caballo, etc)
-          ser­viços públicos e de comércio (quiosco, pana­dería, tienda, cine, banco, teatro, etc)



4.1. Completar no texto as sauda­ções e ex­pres­­sões usadas na linguagem coti­diana. da língua es­panhola.


2.         EXPRESSÕES E SAUDAÇÕES
4.1. Fórmulas para conversação.
-          Apresentação: ¿Cómo te llamas?, etc.
-          Cumprimentos: ¡Hola!, ¿Qué tal?, ¡Buenos días!, ¡Buenas noches!, Mucho gusto, etc.
-          Agradecimento: Muchas gracias.
-          Negação: No, gracias, Lo siento
-          Solicitação de algo em um bar, loja, etc: ¿Qué hay?, Una cerveza, por favor…, etc.



5.1. Identificar e utilizar os artigos de­fi­ni­­dos e indefinidos nos textos.




5.2. Empregar as contrações de prepo­sição mais artigo nos textos.



3.         ARTIGO
5.1. Artigos (artículos)
-          Definidos: el, los, la, las.
-          Indefinidos: uno, una, unos, unas.
Ex.: El niño es pequeño. 
       La chica es guapa.

5.2. Contrações de prepo­sição de / a + artigo el: Contracciones: del, al. 
Ex.: Venimos del cine. 
       Vamos al cine.



6.1. Identificar e empregar os prono­mes pes­soais, de­mons­­trativos, pos­ses­­si­vos, interro­ga­tivos e inde­finidos nos textos.



6.2. a 6.5. Identificar os pronomes pe­s­soais usados na função de sujeito, relacionando-os com as conjuga­ções ver­­bais.


6. PRONOMES (PRONOMBRES).
6.1. Pronomes pessoais (personales)
-          Usados na função de sujeito: yo, tú, el/ella, usted, nosotros/as, vosotros/as, ellos/ellas, ustedes.
Ex.:   Nosotros jugamos.
         Yo hablaré mañana.

6.2. Demonstrativos
-          Masculinos: éste, ése, aquél, éstos, ésos, aquéllos;
-          Femininos: ésta, ésa, aquélla, éstas, ésas, aquéllas; e neutro: esto, eso, aquello.
Ex.: Aquellas chicas son guapas.
       ¿Qué es eso?

6.3. Possessivos (posesivos):
-          mío/a, tuyo/a/os/as, suyo/a/os/as, nuestro/a/os/as, vuestro/a/os/as.
Ex.:   Aquél coche es tuyo.
         El bolígrafo es nuestro.

6.4. Interrogativos
-          Variáveis: cuál/es, quién/es, cuánto/a/os/as.
-          Invariáveis: qué, cuándo, cómo, dónde.
Ex.:  ¿Quién lo há dicho? 
        ¿Desde cuándo estás aquí?
        ¿Dónde estuviste ayer?

6.5. Indefinidos:
-          Uno, outro, pocos, muchos, todos, nadie, alguien, varios, nada, algo, bastante, etc.
Ex.:  Muchos participaron en la carrera, pero pocos llegaron a la meta.
Comió demasiado.



7.1. Reconhecer e utilizar os adje­tivos qua­li­fi­ca­ti­vos nos textos.


7.2. Empregar a escrita dos nu­merais cardinais da língua es­panho­la e realizar operações ma­te­má­ticas simples (somar e sub­tra­ir).


7. ADJETIVOS
7.1. Adjetivo qualificativo (calificativo): cores, caracte­rís­ticas, etc.
Ex.:  Aquella casa blanca es alta, antigua y noble.

7.2. Adjetivo numeral
§         Numerais cardinais: 1 uno… 8 ocho… 10 diez... 20 veinte 23 veintitrés, etc.
Ex.:  Una mujer de diecisiete años es joven.
        Dos más dieciséis es dieciocho.



8.1. Utilizar os verbos au­xilia­res nos tempos simples do modo in­dica­tivo.






8.2. Empregar os verbos re­gu­la­res nos tempos simples do modo in­di­ca­tivo e subjuntivo, utilizando verbos das três conjugações verbais.






8.3. Aplicar os verbos irre­gu­la­res mais comuns nos tem­pos simples do modo in­di­ca­tivo .





8.4. Utilizar os verbos no modo imperativo afirmativo e no modo negativo.


8. VERBOS
8.1. Verbos auxiliares: ser, estar, haver. Tempos simples do modo indicativo.
Ex.: Juan y Anita estaban trabajando. (pretérito imperfecto)
fuiste bien ayer. (pretérito indefinido)
Yo y mi madre seríamos delgadas si no comésemos tanto. (condicional)

8.2. Verbos regulares
Tempos simples do modo indicativo e subjuntivo. Em 1ª conjugação (–ar), 2ª conjugação (-er) e em 3ª conjugação (-ir).
Ex.: Él vivía lejos de allí. (pretérito imperfecto, 3ª conjugación - verbo vivir)
Qué yo hable mucho hoy. (presente de subjuntivo, 2ª conjugación - verbo haber

8.3. Verbos irregulares: dar, hacer, poner, tener, querer, poder, saber, ir, venir, salir, morir.
Ex.: Para ir a casa de Pedro, coges primero la calle Mayor y sigues hasta una plaza.
Ya mayor vino a España y murió aquí.
Mañana salgo antes.

8.4. Modo Imperativo
Afirmativo: Viaje con nosotros, visite España.
Negativo: ¡No conduzcas tan deprisa, que está llovien­do a mares, hombre!



9.1. Identificar e empregar os advér­bios mais comuns da linguagem co­ti­diana, es­pe­cialmente, os advér­bios muy/mu­cho.


9. ADVÉRBIOS
9.1. Advérbios: luego, hoy, aquí, allí, cerca, lejos, arriba, delante, mal, deprisa, poco, sólo, demasiado, sí, no, jamás, etc.
Ex.:  María no cantó bien y Carlos tampoco.
El piso es ahí.
Llueve mucho esta tarde.
Usted está muy agotado.



10.1. Reconhecer e empregar as con­­jun­­ções mais usadas na lingua­gem coti­diana, em es­pe­cial y ou e, o ou u.


10. CONJUNÇÕES
10.1. Conjunções (conjunciones): mas, pero, sin embargo, luego, así que, etc.
Ex.: Hay dos juegos: entre Brasil y Portugal, Francia e Italia.
Quiero los números: cinco o nueve, siete u ocho. 



Ya que insistes…
Es caro, pero bueno.



11.1. Identificar e utilizar as preposi­ções mais comuns nos textos.


11. PREPOSIÇÕES (PREPOSICIONES)
11.1. Preposições: de, a, para, por, en, ante, todavía, hasta, hacia, desde, etc.
Ex.: No dijo nada ante el juez. Bajo intervención. 
Durmió hasta tarde.
Dijo adiós desde la ventana.





INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


BALLESTERO, Maria Esmeralda; BALBÁS, Alvarez Marcial Soto. Dicionário Espanhol-Português. Português- Espanhol. São Paulo: FTD, 2000.

ROMANOS, Henrique; CARVALHO, Jacira Paes de. Expansión: Español en Brasil. São Paulo: FTD, 2002. (Volume único)
SOUZA, Jair de Oliveira. Español para brasileños. São Paulo: FTD, 1997. (Volume único)

















Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - FRANCÊS



Caro(a) candidato(a)

Num mundo cada vez mais globalizado, onde as distâncias se encurtam a cada dia, o aprendizado de um ou mais idiomas se torna imprescindível.

A língua francesa é falada em praticamente todos os continentes por milhões de pessoas. Aprendê-la é entrar em contato não somente com uma língua de belíssima sonoridade, mas também com um riquíssimo acervo histórico, literário, musical e cinematográfico. Enfim, é conhecer o patrimônio intelectual e cultural dos mais diferentes povos do planeta.  Por ter sua origem no latim, o francês possui algumas semelhanças com o português, o que o torna mais fácil para nós. Você terá oportunidade de estudar em livros didáticos ou consultando o site www.parlo.com. e realizar com sucesso seus exames.      

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte !



OBJETIVOS

CONTEÚDOS



1.1.       Compreender textos da língua francesa de diferentes modalidades, bem como demonstrar conhecimento do vocabulário.

1. TEXTOS
1.1. Textos jornalísticos, científicos, publicitários, charges, cartoons



2.             Identificar e utilizar os artigos definidos, contrações, indefinidos e partitivos nos textos.


1.      ARTIGOS
- Definidos (le, la, les, l’ )
EX.: J´ai vu les avions.
- Contrações
EX.: Le livre du (de+le) professeur.
- Indefinidos (um, une, des)
Ex.: Marie regarde des avions dans le ciel.
- Partitivos (du)
EX.: Je veux boire du vin.



2.       Identificar e utilizar os adjetivos possessivos, demonstrativos, interrogativos, numerais cardinais e ordinais e indefinidos nos textos.


3.            ADJETIVOS
- Possessivos (mon, ma, mes etc):
  Ex.: Le monsieur est mon voisin.
- Demonstrativos (ce, ces, cet, cette, cettes):
   Ex.: Cette jeune fille aime son mari.
- Interrogativos (qui, que, quel etc):
  Ex.: Quel heure est-il?
- Numerais cardinais e ordinais (um, deux, trois etc e premier(ère), deuxième etc):
  Ex.: Ils ont deux enfants.
- Indefinidos (tout, tous etc):
  Ex.: Rien ne me dérange.





4.1. Identificar e utilizar os pronomes pessoais (nas funções de sujeito e objeto),
4.2. Identificar e utilizar os pronomes possessivos, demonstrativos, relativos, interrogativos, indefinidos nas frases.












4.3. Identificar e utilizar os pronomes pessoais (nas funções de sujeito e objeto),
4.4. Identificar e utilizar os pronomes possessivos, demonstrativos, relativos, interrogativos, indefinidos nas frases.


4.            PRONOMES
4.1.       Pessoais (sujeito e complemento)
EX.: Je vois Marie. Je la vois.
4.2.       Pronomes possessivos, demonstrativos, relativos, interrogativos, indefinidos:
- Possesivos
Ex.: J´ai déjà fait mes exercices, mais tu n´as pas fait les tiens.
- Demonstrativos
Ex.: Le train de dix heures est déjà passé. Prenez celui de midi!
- Relativos
EX.:Le jeune homme qui arrive est l´ami de Julie.
- Interrogativos
EX.: Qui est-ce?
- Indefinidos
EX.: Nous sommes plusieurs à dinner.

4.3.       Emprego do “en”, “Y”
EX.: Est-ce que tu as une voiture. J´en ai une
4.4.       Emprego do “on”,
Ex.: Nous allons voir. > On va voir.


5. Identificar e transformar os substantivos do singular para o plural, do masculino para o feminino e vice versa nos textos


5.            SUBSTANTIVOS
EX. Un garçon français > Des garçons français.


6. Identificar e transformar os adjetivos do singular para o plural, do masculino para o feminino e vice versa nos textos e identificar seus antônimos correspondentes

6.            ADJETIVOS QUALIFICATIVOS
EX.: Un garçon français > Une fille française
EX.: Grand > Petit


7. Identificar e empregar corretamente as preposições nos textos.

7.            PREPOSIÇÃO
 (à, en, par, pour, de, depuis, chez etc)
EX.: Marie habite à Paris.


8. Identificar e utilizar os advérbios nos textos .


8.            ADVÉRBIOS
(souvent, jamais, soudain etc)
       Ex.: Marie va souvent au cinéma


9.1. Identificar e empregar nos textos os modos e tempos verbais


9.            VERBOS
9.1. Modos e Tempos
- Verbos regulares (habiter, arriver etc) , auxiliares (avoir, être)e irregulares mais comuns (aller, partir, mourir, prendre etc )
- Presente do indicativo
EX: J´habite à Salvador.
- “Passé composé”
EX.: J´ai habité à Salvador.
- Imperfeito
- Futuro simples
- Futuro próximo
- Imperativo
- “Passé récent”
- Presente do subjuntivo




- “Conditionnel”
- “Participe présent”
- Gerúndio



10. Elaborar e transformar frases afirmativas em negativas ou em interrogativas e vice-versa.


10.        FRASES AFIRMATIVAS, NEGATIVAS E INTERROGATIVAS
Ex.: Nous sommes parisiens (afirmativa)
       Nous ne sommes pas parisiens (negat.)
       Sommes-nous parisiens? (interrogativa)



INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS



Dicionário Ediouro Francês-Português. São Paulo:  Ediouro, 1998

ERSILIO, Cardoso. Dicionário de Bolso – Português / Francês. São Paulo: Bertrand, 1987

TORRES, Jandyra Moniz, Notions de Français. Vol 1 e 2. São Paulo:  Ática,1991

VEIGA, Cláudio. Gramática Nova de Francês.


3 comentários:

  1. alguem sabe aonde posso achar as provas,antigas do exame do supletivo de ingles com as questoes,já procurei na internet e não achei,pro favor me ajudem contato:jovs33@yahoo.com.br

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  2. Muito bem feito esse seu blog ! Parabérns. Gostaria de saber onde posso adquirir os vol. 1 e 2 de Notions de Français, de Jandyra Moniz Torres. Grato de antemão pela resposta.
    Philippe

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  3. Muito bem feito esse seu blog ! Parabérns. Gostaria de saber onde posso adquirir os vol. 1 e 2 de Notions de Français, de Jandyra Moniz Torres. Grato de antemão pela resposta.
    Philippe

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