Educação de Jovens e Adultos Comissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO | LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS |
Caro(a) Candidato(a), O domínio da Língua Inglesa, considerada como um instrumento de comunicação universal é algo muito importante para que você não se sinta isolado neste mundo globalizado. Estudando Inglês, você poderá: comunicar-se com pessoas falantes da Língua Inglesa; conhecer culturas diferentes; compreender as letras das músicas de que gosta; entender melhor os vídeo-games; ler instruções de manuais e programas de computador. Sabemos que a aprendizagem se constrói no dia-a-dia e nem todas as pessoas aprendem no mesmo ritmo. Sugerimos que você leia o máximo de textos Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas... Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames. Boa Sorte! |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | |
1.1. Compreender textos de diferentes modalidades que tratem de temas atuais. | 1. TEXTOS 1.1. Textos literários, jornalísticos, informativos, científicos, publicitários, humorísticos, epistolares , instrucionais. Ex.: charges, cartoons, notícias, poema, bilhete, piada, cartas, etc. | |
2.1. Relacionar os pronomes pessoais com os substantivos correspondentes, tanto na função de sujeito como na de objeto. 2.2. Relacionar os adjetivos possessivos com os sujeitos das frases. | 1 PRONOMES = pronouns 2.1. Pronomes pessoais (personal pronouns) usados na função de sujeito (I, you, he, she, it, we, you, they) e pronomes pessoais (personal pronouns) usados na função de objeto (me, you, him, her, it, us, you, them) Exemplo: Peter loves Mary. He loves her. 2.2. Possessive adjectives (possessivos seguidos de substantivo) – my, your, his, her, its, our, your, their Exemplo: That’s our classmate. | |
3.1. Empregar o verbo To Be no presente simples nas formas afirmativa, interrogativa e negativa. | 3. VERBS TENSES (TEMPOS VERBAIS) 3.1. Presente simple do verbo To Be = present simple tense: To Be - Forma afirmativa = affirmative forms Ex.: I am, you are... - Forma interrogativa = interrogative forms Ex.: Am I?, Are You?... - Forma negativa = negative forms Ex.: I am not, You are not... | |
- Utilizar as formas abreviadas em frases afirmativas ou negativas para respostas curtas e completas. 3.2. Identificar e utilizar o presente simples dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa. 3.3. Transformar frases afirmativas em negativas e interrogativas usando o verbo auxiliar. - Utilizar os verbos auxiliares nas formas afirmativas ou negativas para respostas curtas ou completas. 3.4. Relacionar os advérbios e expressões adverbiais com o tempo presente dos verbos. | Formas abreviadas = contracted forms - Forma afirmativa = affirmative form Ex.: Yes, I’m a students Yes, He’s a brilliant pupil - Forma negativa = negative form Ex.: No, I’m not a students No, He isn’t 3.2. Presente simples dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa = Simple present tense – regular and irregular verbs (affirmative, interrogative and negative forms) Exemplos: Afirmativa: They always go to the school by bus. Interrogativa: Do they always go to the school by bus? Negativa: They dont’t always go to the school by bus. 3.3. Verbos auxiliares: do, does, don’t, doesn’t na transformação de frases afirmativas em negativas e interrogativas. Exemplo: Afirmativa: They always go to the school by bus. Interrogativa: Do they always go to the school by bus? Negativa: They don’t always go to the school by bus. Respostas completas e curtas na afirmativa e na negativa = Long and short affirmative and negative answers. Exemplo: Does she study everyday? Afirmativa curta: Yes, she does. Negativa curta: No, she doesn’t. Negativa completa: No, she doesn’t study everyday 3.4. Advérbios e expressões adverbiais mais comuns: always, often, usually, sometimes, everyday, everyweek, everynight, ... | |
4.1. Empregar os verbos regulares e irregulares no “Present continuous tense” e transformar frases afirmativa em interrogativa ou negativas nas respostas curtas e completas. | 4. VERBOS REGULARES E IRREGULARES NO PRESENT CONTINOUS TENSE 4.1. Present continuous tense Formação: Verb To Be + verbo principal + ING ). Formas afirmativa, interrogativa e negativa. Exemplo: Afirmativa: He is reading a magazine now. Interrogativa: Is he reading a magazine now? Negativa: He isn’t reading a magazine now Respostas completas e curtas Exemplos: Afirmativa completa: Yes, he is reading a magazine now. Afirmativa curta: Yes, he is. Negativa completa: No, he isn’t reading a magazine now Negativa curta: No, he isn’t | |
4.2. Relacionar os advérbios com o present continuous tense. | 4.2. Avérbios = adverbs Exemplo: Now, today, at this moment | |
5.1. Empregar o verbo To Be no passado simples nas formas afirmativa, interrogativa e negativa. 5.2. Utilizar o passado simples dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa, empregando-os em respostas curtas e completas. 5.3. Relacionar os advérbios com o tempo passado dos verbos. | 5. VERBOS – TEMPO PASSADO = VERBS – PAST TENSE 5.1. Passado simples do verbo To Be = simple past tense verb To Be Afirmativa: I was, you were Interrogativa: Was I? , Were you? Negativa: I wasn’t, you weren’t. 5.2. Verbos regulares e irregulares = regular and irregular vebs. Afirmativa: I looked for a new job yesterday. Interrogativa: Did you look for a new job yesterday? Negativa: I didn’t look for a new job yesterday. - Respostas curtas e completas = Long and short affirmative and negative answers.. Exemplo: Afirmativa curta: Yes, I did Negativa longa: No, I didn’t look for a new job yesterday. Negativa curta: No, I didn’t 5.3. Advérbios = Adverbs: Exemplo: Last, ago, yesterday. | |
6.1. Utilizar o futuro com WILL dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa 6.1. Empregar o futuro imediato dos verbos regulares e irregulares, relacionando-os com as expressões de tempo adequadas. | 6. FUTURE TENSE (tempo futuro) 6.1 - Future with WILL = futuro com WILL Exemplo: Afirmativa: I will study tomorrow. Interrogativa: Will you study tomorrow? Negativa: I will not study tomorrow./ I won´t study tomorrow. 6.2. Futuro imediato = Immediate future Formação: verb To Be + going to + verbo principal Exemplo: We’re going to visit our friends next Sunday. - Advérbios = Adverbs Ex.: Tomorrow, next | |
7.1. Transformar frases do singular para o plural e vice-versa. | 7. PLURAL OF THE NOUNS (plural dos substantivos, nomes) 7.1. Plurais de nomes com terminações em: S, SS, X, CH, SH, Y Exemplos: bus – buses; kiss – kisses; box – boxes; church – churches; dish – dishes; boy – boys; lady – ladies. - Formas irregulares dos substantivos Exemplos: man – men; woman – women; child – children; mouse – mice. | |
8.1. Estruturar frases, posicionando de forma correta os adjetivos. 8.2. Identificar os adjetivos e seus antônimos e sinônimos correspondentes. | 8. ADJECTIVES(adjetivos) 8.1. Position of adjectives (posição dos adjetivos) Exemplo: He is a dilligent pupil. 8.2. Opposites (opostos) Exemplo: intelligent X stupid; dilligent X lazy | |
9.1. Utilizar os artigos definido e indefinido nas frases. | 8. ARTIGOS(articles) 9.1. Definido = definite (the) e indefinido = indefinite (a, an) Exemplo: The boy is intelligent I am a teacher and his is an engineer. | |
10.1. Empregar as palavras interrogativas nas frases. | 10. PALAVRAS INTERROGATIVAS NAS FRASES INTERROGATIVE WORDS 10.1. Palavras interrogativas = interrogative words - what, how, where, when, who, why. Exemplo: How are you? What day is today? | |
11.1. Empregar as preposições nas frases. | 11. PREPOSIÇÕES (prepositions) 11.1. Preposições = prepositions - in, on, of, from, to, with, about, at, etc. Exemplo: Who is at the door? | |
INDICAÇÕES BIBIOGRÁFICAS
BERTOLIN, Rafael . Essential English. São Paulo: IBEP, 1998.
BERTOLIN, Rafael . Língua Inglesa: Curso completo . São Paulo: IBEP, Vol. Único (Apostila). 2002.
LIBERATO, Wilson . Compact English Book. São Paulo : FTD, v. único, 1998.
MICHAELIS . Pequeno Dicionário : Inglês – Português / Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 1980.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Inglês. Volumes 1 e 2. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
Educação de Jovens e Adultos Comissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO | LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL |
Caro(a) candidato(a) É importante o domínio mínimo da língua espanhola para que você conheça outras culturas e se relacione melhor com pessoas falantes da língua espanhola, etc. A importância de estudar a língua e a cultura espanhola se intensificou com o Mercosul (Mercado Comum do Sul) que visa maior integração comercial e cultural entre o Brasil e os países hispano-americanos, aumentando, assim, o convívio com culturas diversas e a necessidade do domínio básico da língua espanhola para o desenvolvimento das diversas relações profissionais e pessoais. Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais... Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames. Boa Sorte ! |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | |
1.1 Compreender diferentes tipos de textos, abordando temas variados do cotidiano. - Reconhecer os códigos da linguagem visual das figuras e relacionar com o texto escrito. - Traduzir pequenos textos em espanhol para a língua portuguesa. | 1. TEXTOS 1.1. Tipos de Textos: - Jornalísticos; - Humorísticos, - Informações científicas. Ex.: Notícias, piadas, quadrinhos, etc. | |
2.1. Identificar e empregar as palavras heterossemânticas no texto. | 2. DIVERGÊNCIA LÉXICA 2.1. Heterossemânticas (palavras iguais ou semelhantes na grafia espanhola e portuguesa, mas diferentes no significado). Ex.:Ese hombre es muy flaco (magro), pero es fuerte. He tomado un café exquisito (gostoso) en casa. Quiero un vaso (copo) de agua. | |
3.1. Empregar palavras do vocabulário básico existente nos textos e do vocabulário específico da língua espanhola, completando frases. | 3. VOCABULÁRIO 3.1. Vocabulário especifíco - dados pessoais (nombre, apellidos, edad, etc.); - família, parentesco mais próximo (padre, madre, hijo/a, hermano/a) - partes físicas do corpo humano (cabeza, cuello, brazos, manos, espaldas, piernas, pies, etc) - vestuário mais utilizado (pantalones, falda, etc) - profissões mais conhecidas (abogado, profesor, albañil, panadero, carnicero, etc) - dias da semana (lunes, martes, etc) - meses do ano (enero, febrero, etc) - partes de uma casa (salón, habitación, etc) - países onde a língua espanhola é oficial (Argentina, México, Honduras, Cuba, etc) - principais meios de transporte (metro, coche, autobús, avión, caballo, etc) - serviços públicos e de comércio (quiosco, panadería, tienda, cine, banco, teatro, etc) | |
4.1. Completar no texto as saudações e expressões usadas na linguagem cotidiana. da língua espanhola. | 2. EXPRESSÕES E SAUDAÇÕES 4.1. Fórmulas para conversação. - Apresentação: ¿Cómo te llamas?, etc. - Cumprimentos: ¡Hola!, ¿Qué tal?, ¡Buenos días!, ¡Buenas noches!, Mucho gusto, etc. - Agradecimento: Muchas gracias. - Negação: No, gracias, Lo siento… - Solicitação de algo em um bar, loja, etc: ¿Qué hay?, Una cerveza, por favor…, etc. | |
5.1. Identificar e utilizar os artigos definidos e indefinidos nos textos. 5.2. Empregar as contrações de preposição mais artigo nos textos. | 3. ARTIGO 5.1. Artigos (artículos) - Definidos: el, los, la, las. - Indefinidos: uno, una, unos, unas. Ex.: El niño es pequeño. La chica es guapa. 5.2. Contrações de preposição de / a + artigo el: Contracciones: del, al. Ex.: Venimos del cine. Vamos al cine. | |
6.1. Identificar e empregar os pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos nos textos. 6.2. a 6.5. Identificar os pronomes pessoais usados na função de sujeito, relacionando-os com as conjugações verbais. | 6. PRONOMES (PRONOMBRES). 6.1. Pronomes pessoais (personales) - Usados na função de sujeito: yo, tú, el/ella, usted, nosotros/as, vosotros/as, ellos/ellas, ustedes. Ex.: Nosotros jugamos. Yo hablaré mañana. 6.2. Demonstrativos - Masculinos: éste, ése, aquél, éstos, ésos, aquéllos; - Femininos: ésta, ésa, aquélla, éstas, ésas, aquéllas; e neutro: esto, eso, aquello. Ex.: Aquellas chicas son guapas. ¿Qué es eso? 6.3. Possessivos (posesivos): - mío/a, tuyo/a/os/as, suyo/a/os/as, nuestro/a/os/as, vuestro/a/os/as. Ex.: Aquél coche es tuyo. El bolígrafo es nuestro. 6.4. Interrogativos - Variáveis: cuál/es, quién/es, cuánto/a/os/as. - Invariáveis: qué, cuándo, cómo, dónde. Ex.: ¿Quién lo há dicho? ¿Desde cuándo estás aquí? ¿Dónde estuviste ayer? 6.5. Indefinidos: - Uno, outro, pocos, muchos, todos, nadie, alguien, varios, nada, algo, bastante, etc. Ex.: Muchos participaron en la carrera, pero pocos llegaron a la meta. Comió demasiado. | |
7.1. Reconhecer e utilizar os adjetivos qualificativos nos textos. 7.2. Empregar a escrita dos numerais cardinais da língua espanhola e realizar operações matemáticas simples (somar e subtrair). | 7. ADJETIVOS 7.1. Adjetivo qualificativo (calificativo): cores, características, etc. Ex.: Aquella casa blanca es alta, antigua y noble. 7.2. Adjetivo numeral § Numerais cardinais: 1 uno… 8 ocho… 10 diez... 20 veinte 23 veintitrés, etc. Ex.: Una mujer de diecisiete años es joven. Dos más dieciséis es dieciocho. | |
8.1. Utilizar os verbos auxiliares nos tempos simples do modo indicativo. 8.2. Empregar os verbos regulares nos tempos simples do modo indicativo e subjuntivo, utilizando verbos das três conjugações verbais. 8.3. Aplicar os verbos irregulares mais comuns nos tempos simples do modo indicativo . 8.4. Utilizar os verbos no modo imperativo afirmativo e no modo negativo. | 8. VERBOS 8.1. Verbos auxiliares: ser, estar, haver. Tempos simples do modo indicativo. Ex.: Juan y Anita estaban trabajando. (pretérito imperfecto) Tú fuiste bien ayer. (pretérito indefinido) Yo y mi madre seríamos delgadas si no comésemos tanto. (condicional) 8.2. Verbos regulares Tempos simples do modo indicativo e subjuntivo. Em 1ª conjugação (–ar), 2ª conjugação (-er) e em 3ª conjugação (-ir). Ex.: Él vivía lejos de allí. (pretérito imperfecto, 3ª conjugación - verbo vivir) Qué yo hable mucho hoy. (presente de subjuntivo, 2ª conjugación - verbo haber 8.3. Verbos irregulares: dar, hacer, poner, tener, querer, poder, saber, ir, venir, salir, morir. Ex.: Para ir a casa de Pedro, coges primero la calle Mayor y sigues hasta una plaza. Ya mayor vino a España y murió aquí. Mañana salgo antes. 8.4. Modo Imperativo Afirmativo: Viaje con nosotros, visite España. Negativo: ¡No conduzcas tan deprisa, que está lloviendo a mares, hombre! | |
9.1. Identificar e empregar os advérbios mais comuns da linguagem cotidiana, especialmente, os advérbios muy/mucho. | 9. ADVÉRBIOS 9.1. Advérbios: luego, hoy, aquí, allí, cerca, lejos, arriba, delante, mal, deprisa, poco, sólo, demasiado, sí, no, jamás, etc. Ex.: María no cantó bien y Carlos tampoco. El piso es ahí. Llueve mucho esta tarde. Usted está muy agotado. | |
10.1. Reconhecer e empregar as conjunções mais usadas na linguagem cotidiana, em especial y ou e, o ou u. | 10. CONJUNÇÕES 10.1. Conjunções (conjunciones): mas, pero, sin embargo, luego, así que, etc. Ex.: Hay dos juegos: entre Brasil y Portugal, Francia e Italia. Quiero los números: cinco o nueve, siete u ocho. | |
Ya que insistes… Es caro, pero bueno. | ||
11.1. Identificar e utilizar as preposições mais comuns nos textos. | 11. PREPOSIÇÕES (PREPOSICIONES) 11.1. Preposições: de, a, para, por, en, ante, todavía, hasta, hacia, desde, etc. Ex.: No dijo nada ante el juez. Bajo intervención. Durmió hasta tarde. Dijo adiós desde la ventana. | |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
BALLESTERO, Maria Esmeralda; BALBÁS, Alvarez Marcial Soto. Dicionário Espanhol-Português. Português- Espanhol. São Paulo: FTD, 2000.
ROMANOS, Henrique; CARVALHO, Jacira Paes de. Expansión: Español en Brasil. São Paulo: FTD, 2002. (Volume único)
SOUZA, Jair de Oliveira. Español para brasileños. São Paulo: FTD, 1997. (Volume único)
Educação de Jovens e Adultos Comissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO | LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - FRANCÊS |
Caro(a) candidato(a) Num mundo cada vez mais globalizado, onde as distâncias se encurtam a cada dia, o aprendizado de um ou mais idiomas se torna imprescindível. A língua francesa é falada em praticamente todos os continentes por milhões de pessoas. Aprendê-la é entrar em contato não somente com uma língua de belíssima sonoridade, mas também com um riquíssimo acervo histórico, literário, musical e cinematográfico. Enfim, é conhecer o patrimônio intelectual e cultural dos mais diferentes povos do planeta. Por ter sua origem no latim, o francês possui algumas semelhanças com o português, o que o torna mais fácil para nós. Você terá oportunidade de estudar em livros didáticos ou consultando o site www.parlo.com. e realizar com sucesso seus exames. Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais... Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames. Boa Sorte ! |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
1.1. Compreender textos da língua francesa de diferentes modalidades, bem como demonstrar conhecimento do vocabulário. | 1. TEXTOS 1.1. Textos jornalísticos, científicos, publicitários, charges, cartoons |
2. Identificar e utilizar os artigos definidos, contrações, indefinidos e partitivos nos textos. | 1. ARTIGOS - Definidos (le, la, les, l’ ) EX.: J´ai vu les avions. - Contrações EX.: Le livre du (de+le) professeur. - Indefinidos (um, une, des) Ex.: Marie regarde des avions dans le ciel. - Partitivos (du) EX.: Je veux boire du vin. |
2. Identificar e utilizar os adjetivos possessivos, demonstrativos, interrogativos, numerais cardinais e ordinais e indefinidos nos textos. | 3. ADJETIVOS - Possessivos (mon, ma, mes etc): Ex.: Le monsieur est mon voisin. - Demonstrativos (ce, ces, cet, cette, cettes): Ex.: Cette jeune fille aime son mari. - Interrogativos (qui, que, quel etc): Ex.: Quel heure est-il? - Numerais cardinais e ordinais (um, deux, trois etc e premier(ère), deuxième etc): Ex.: Ils ont deux enfants. - Indefinidos (tout, tous etc): Ex.: Rien ne me dérange. |
4.1. Identificar e utilizar os pronomes pessoais (nas funções de sujeito e objeto), 4.2. Identificar e utilizar os pronomes possessivos, demonstrativos, relativos, interrogativos, indefinidos nas frases. 4.3. Identificar e utilizar os pronomes pessoais (nas funções de sujeito e objeto), 4.4. Identificar e utilizar os pronomes possessivos, demonstrativos, relativos, interrogativos, indefinidos nas frases. | 4. PRONOMES 4.1. Pessoais (sujeito e complemento) EX.: Je vois Marie. Je la vois. 4.2. Pronomes possessivos, demonstrativos, relativos, interrogativos, indefinidos: - Possesivos Ex.: J´ai déjà fait mes exercices, mais tu n´as pas fait les tiens. - Demonstrativos Ex.: Le train de dix heures est déjà passé. Prenez celui de midi! - Relativos EX.:Le jeune homme qui arrive est l´ami de Julie. - Interrogativos EX.: Qui est-ce? - Indefinidos EX.: Nous sommes plusieurs à dinner. 4.3. Emprego do “en”, “Y” EX.: Est-ce que tu as une voiture. J´en ai une 4.4. Emprego do “on”, Ex.: Nous allons voir. > On va voir. |
5. Identificar e transformar os substantivos do singular para o plural, do masculino para o feminino e vice versa nos textos | 5. SUBSTANTIVOS EX. Un garçon français > Des garçons français. |
6. Identificar e transformar os adjetivos do singular para o plural, do masculino para o feminino e vice versa nos textos e identificar seus antônimos correspondentes | 6. ADJETIVOS QUALIFICATIVOS EX.: Un garçon français > Une fille française EX.: Grand > Petit |
7. Identificar e empregar corretamente as preposições nos textos. | 7. PREPOSIÇÃO (à, en, par, pour, de, depuis, chez etc) EX.: Marie habite à Paris. |
8. Identificar e utilizar os advérbios nos textos . | 8. ADVÉRBIOS (souvent, jamais, soudain etc) Ex.: Marie va souvent au cinéma |
9.1. Identificar e empregar nos textos os modos e tempos verbais | 9. VERBOS 9.1. Modos e Tempos - Verbos regulares (habiter, arriver etc) , auxiliares (avoir, être)e irregulares mais comuns (aller, partir, mourir, prendre etc ) - Presente do indicativo EX: J´habite à Salvador. - “Passé composé” EX.: J´ai habité à Salvador. - Imperfeito - Futuro simples - Futuro próximo - Imperativo - “Passé récent” - Presente do subjuntivo |
- “Conditionnel” - “Participe présent” - Gerúndio | |
10. Elaborar e transformar frases afirmativas em negativas ou em interrogativas e vice-versa. | 10. FRASES AFIRMATIVAS, NEGATIVAS E INTERROGATIVAS Ex.: Nous sommes parisiens (afirmativa) Nous ne sommes pas parisiens (negat.) Sommes-nous parisiens? (interrogativa) |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Dicionário Ediouro Francês-Português. São Paulo: Ediouro, 1998
ERSILIO, Cardoso. Dicionário de Bolso – Português / Francês. São Paulo: Bertrand, 1987
TORRES, Jandyra Moniz, Notions de Français. Vol 1 e 2. São Paulo: Ática,1991
VEIGA, Cláudio. Gramática Nova de Francês.
alguem sabe aonde posso achar as provas,antigas do exame do supletivo de ingles com as questoes,já procurei na internet e não achei,pro favor me ajudem contato:jovs33@yahoo.com.br
ResponderExcluirMuito bem feito esse seu blog ! Parabérns. Gostaria de saber onde posso adquirir os vol. 1 e 2 de Notions de Français, de Jandyra Moniz Torres. Grato de antemão pela resposta.
ResponderExcluirPhilippe
Muito bem feito esse seu blog ! Parabérns. Gostaria de saber onde posso adquirir os vol. 1 e 2 de Notions de Français, de Jandyra Moniz Torres. Grato de antemão pela resposta.
ResponderExcluirPhilippe