Boas Vindas!


Seja bem vindo (a)!

É um grande prazer receber sua visita.

Aqui você encontra informações diversas, indicação de links, videos, livros, filmes e textos para o aluno que vai fazer provas do Supletivo na CPA.

Participe com sua opinião e comentários .

Aguardo seu contato.

E-mail: edmapereira1@gmail.com

Luz, Paz e Prosperidade!

Professora Edma Pereira











Páginas

Colégio Estadual Armando R. Carneiro Endereço: Rua Maria Quitéria, 281 Centro - Eunápolis/BA Ponto de Referência: Próximo a Igreja Católica. Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 horas
Fone: 73 3281 3340

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cont. E. Médio - Português

ENSINO MÉDIO
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA



Caro(a) Candidato(a),

Vivemos num mundo em que o nível de escolaridade conta muito para o sucesso na vida porque os estudos abrem horizontes e perspectivas de crescimento pessoal e profissional.

O estudo da Língua Portuguesa possibilita o acesso ao mundo da leitura e da escrita e atuação nas diversas situações comunicativas, ampliando a participação social no exercício da cidadania de forma mais crítica, criativa e atuante.

Sendo assim, nos seus estudos leia e tente  compreender vários tipos de textos, interpretando, realizando inferências e  observando aspectos gramaticais, ortográficos e literários.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de jornal, revistas...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!



OBJETIVOS

CONTEÚDOS


1.1. Ler, compreender e interpretar  de forma crítica textos literários e não literários  encontrados em livros, jornais e revistas, dando sua opinião a respeito.

1.      TEXTOS
1.1. Textos diversos
-     literários
-     não literários


2.1. Empregar adequadamente os sinais de pontuação ao redigir um texto.

2.      PONTUAÇÃO
2.1. Sinais de pontuação.


3.1. Acentuar corretamente as palavras, facilitando a compreensão do que se lê.

3.      ACENTUAÇÃO
3.1.  Acentuação gráfica (sílaba tônica);
Exemplos:
O aluno estudará para o exame. (futuro)
O aluno estudara para o exame. (pretérito-passado)


4.1. Reconhecer os elementos que formam a oração, relacionando o nome e o verbo aos seus complementos.

4.      ELEMENTOS DA ORAÇÃO
4.1. Sintaxe- termos da oração (sujeito e predicado, classificação dos verbos: transitivo e intransitivo, termos relacionados a nome e a verbo);
Exemplos: O candidato chegou cedo.  (A oração possui: sujeito simples, verbo intransitivo - sem complemento ou objeto).
Recebi o resultado. (A oração possui: sujeito oculto, verbo transitivo direto -  com complemento).
 O candidato preparado realiza bom exame. (As palavras sublinhadas se relacionam ao substantivo – nome - candidato).

5.1.      Construir frases, períodos ou textos estabelecendo uma relação de concordância do nome e do verbo com os termos que a eles se referem.



5.      COORDÂNCIA DO NOME E DO VERBO
5.1. Concordância nominal (concordância do nome com o artigo, pronome, adjetivo ou numeral em gênero e número)
Exemplo: O pêssego e a maçã estão maduros.
     - Concordância verbal (verbo se modifica para se adequar ao seu sujeito)
Exemplo: Os Estados Unidos  prometeram investir no social.



6.1. Conhecer os nomes e os verbos que regem preposição para empregá-los adequadamente ao produzir um texto;

6.    NOMES, VERBOS E EMPREGO DAS PREPOSIÇÕES
6.1.    Regência nominal e verbal (palavras que necessitam ou não de preposição)
Exemplos: Ele estava totalmente alheio ao assunto. (a palavra alheio rege as preposições  a ou de).
Os filhos obedecem aos pais. (quem obedece, obedece a alguém ou a alguma coisa), neste caso o verbo sublinhado rege preposição.


7.1. Utilizar corretamente no texto palavras que apresentam dificuldades ortográficas (parecidas ou iguais na escrita e/ou na pronúncia);

7.      ORTOGRAFIA
7.1. Ortografia: emprego dos porquês; mal/mau; mas/mais; emprego de letras maiúsculas; emprego das letras S, Z, Ç, etc.
Exemplo: cumprimento/comprimento, tráfego/tráfico.


8.1. Relacionar o texto à escola literária, de acordo com os traços que caracterizam cada escola;

8.      TEXTOS E ESCOLAS LITERÁRIAS
8.1. Escolas literárias (barroco, arcadismo, romantismo, realismo/naturalismo/parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo;


9.1.   Redigir texto dissertativo, expressando liberdade  de  opinião e defendendo sua posição.

9.      TEXTOS DISSERTATIVOS
9.1. Redação - Dissertação – texto que apresenta:
·                                                              * ponto de vista – introdução
·                                                              * argumentação para fundamentar o ponto de vista – desenvolvimento
·                                                              * reafirmação do ponto de vista, sugestão ou
·                                                                 solução de problema – conclusão.




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

FARACO & MOURA. Gramática  Nova. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1998

_______________ .Língua Portuguesa e Literatura. Vol. Único, 3ª ed. São Paulo: Ática, 1999.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3ª ed. 1999.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Língua Portuguesa. Volumes 1, 2 e 3. 2º Grau. FIESP –  CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.

SARGENTIM, Hermínio. Redação para o Ensino Médio. São Paulo: IBEP,1995.

Sistema de Ensino – IBEP. Apostila – Língua Portuguesa. Antônio de Siqueira e Silva e Rafael Bertolin. – Novo Ensino Médio – Volume Único. São Paulo: IBEP. Curso Completo.

8 comentários:

  1. quero saber se pra fazera prova só devo estudar por o que está aqui ou devo procurar em livros.e quais são?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se todos os assuntos q estão no site vão cair na prova.

    ResponderExcluir
  3. clayton si tem algum saite de video de aulas grates para estudar e qual é ?

    ResponderExcluir
  4. todos esses conteúdos que estão acima são asuntos que vai cair na prova?

    ResponderExcluir
  5. Adeniltondiacono@hotmail.com

    eu gostaria de saber por quanto tempo é necessário para terminar a prova fazendo durante 1 ano 2° e 3° grau do Ensino médio?
    será que seria difícil os conteúdos que irão cair nas provas?

    ResponderExcluir
  6. Aqui tem vídeo aulas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, é uma ajuda valiosa, porém sugiro também buscar material textual para leitura e estudos.

    http://www.videoaulaestudante.com

    ResponderExcluir
  7. so ao estes assuntos para estudar? ou tem outras indicacoes?

    ResponderExcluir
  8. gostaria muito de saber se o que vai cair na prova de hoje, esta relacionado as leis monetarias divergentes as novas regras gramaticais da lingua portuguêsa mencionadas e diversificadas de acordo com a nova proposta canarista e fluentemente grega.

    ResponderExcluir

Digite aqui sua mensagem..