Educação de Jovens e Adultos Comissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO | HISTÓRIA |
Caro(a) Candidato(a), Estudar História é perceber que o processo histórico é resultado da ação coletiva de homens e mulheres que viveram em determinado tempo e espaço e dos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais, lançando um olhar atento sobre o presente. É também procurar entender a riqueza de poucos, as dificuldades de muitos e o esforço para eleger valores e princípios a serem preservados (a democracia, por exemplo) e modificar o que deve ser transformado (a gritante desigualdade social existente). Desse modo, não podemos nos colocar apenas como espectadores da História, mas co-participantes no exercício efetivo da cidadania, já que somos seres históricos. Enfim, interpretar e criticar os fatos e situações reais da nossa região, do país e do mundo, compreendendo a si mesmo como ser histórico integrado à sociedade global. Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas... Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor nos Exames. Boa Sorte! |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | |
1.1. Identificar e interpretar os aspectos sócio-econômico-político-culturais ocorridos no processo de desagregação do sistema feudal e o progressivo desenvolvimento do sistema capitalista. | 1. A TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA. 1.1. A Europa e as Cruzadas - Renascimento comercial e urbano - Surgimento da burguesia - Humanismo-Renascimento-Reforma | |
2.1. Conhecer os principais fatores que motivaram a expansão marítimo-comercial da Europa. - Caracterizar a Revolução Comercial. 2.1. Relacionar as navegações inglesas, francesas e holandesas com a dos países ibéricos. - Identificar as características e comparar as diferentes formas de colonização na América e em particular no Brasil, relacionando-as com a estrutura fundiária atual. | 2. A EXPANSÃO MARÍTIMO-COMERCIAL EUROPÉIA 2.1. Mercantilismo - A conquista das terras americanas 2.1. Colonização ibérica, inglesa, francesa e holandesa. - A colonização portuguesa no Brasil: latifúndio, monocultura e escravismo. | |
3. Compreender os processos porque passaram as atividades de produção, da forma artesanal até a industrialização moderna, analisando as implicações sociais de cada período. - Caracterizar a Revolução Industrial na Inglaterra. | 3. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA - Inovações técnico-científicas - Divisão social do trabalho - Relação Capital x Trabalho - Conflitos Burguesia x Operariado - Urbanização desordenada - Desemprego | |
4.1. Analisar os fatores de ordem sócio-econômico e política que desencadearam a crise do sistema colonial. - Caracterizar o Iluminismo como movimento ideológico associando-o às contestações ao Estado Absolutista.4.1. Compreender as transformações sócio-econômicas e políticas que desencadearam o processo da independência das colônias inglesas na América do Norte e da revolução conduzida pela burguesia na França do século XVIII. 4.2. Avaliar o legado cultural da Revolução Francesa para o mundo atual. - Identificar os principais expoentes do pensamento econômico liberal, relacionando-os com as características do neo-liberalismo atual.4.3. Identificar as idéias que influenciaram os movimentos anti-colonialistas, suas propostas e conseqüências sobre a vida sócio-política brasileira. | 4. A CRISE DO SISTEMA COLONIAL 4.1. Iluminismo – Liberalismo Econômico 4.2. Independência dos Estados Unidos da América 4.3. A Revolução Francesa - A França pré-revolucionária - Igualidade, Liberdade, Fraternidade. - A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. 4.4. Movimentos anti-coloniais no Brasil: - Inconfidência Mineira - Conjuração Baiana (dos Alfaiates) | |
5.1 Analisar a situação da Europa no início do século XIX, relacionando os efeitos da expansão napoleônica com o processo de separação política do Brasil de Portugal. 5.1. Reconhecer a importância da abertura dos portos brasileiros e o significado da elevação do Brasil a Reino Unido. 5.2. Identificar os motivos que levaram D. João VI a retornar para Portugal. 5.3. Conhecer as lutas populares pela consolidação da Independência do Brasil na Bahia. | 5. A EXPANSÃO NAPOLEÔNICA NA EUROPA E SEUS REFLEXOS NO BRASIL. 5.1. A família real portuguesa no Brasil e o fim do pacto colonial. 5.2. A dependência econômica do Brasil em relação à Inglaterra. 5.3. A Revolução do Porto e a tentativa de recolonização - “Independência” – um acordo entre as elites brasileiras e a corte portuguesa. 5.4 A Independência na Bahia: 2 de julho de 1823. | |
6.1. Identificar a importância da Assembléia Constituinte e as principais características da Constituição outorgada em 1824. 6.2. Conhecer os fatores que conduziram aos movimentos político-sociais durante o I e II Reinado; analisando os seus significados e suas influências no processo de participação política. 6.3. Reconhecer a importância do negro na formação econômica e os processos de discriminação e exclusão em que viveram/vivem, da colonização até os dias atuais. 6.4. Identificar as formas de organização e de resistência do negro no Brasil. | 6.1. A Constituição de 1824 e a Confederação do Equador 6.2. As revoltas sociais do século XIX 6.3. Fim do tráfico negreiro 6.4. A campanha abolicionista - A lavoura cafeeira, a imigração estrangeira e a situação dos negros no pós-abolição. | |
7.1. Relacionar a necessidade de conquista de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores com a expansão imperialista dos países industrializados (Europa, EUA e Japão) no século XIX. | 7. O IMPERIALISMO E O NEO-COLONIALISMO 7.1. As razões e necessidades da expansão: Inglaterra, França, Estados Unidos, Japão. - A partilha da África e da Ásia - Os efeitos do Imperialismo | |
8.1 Caracterizar a Primeira Constituição Republicana 8.1. Compreender a estrutura oligárquica de poder e o coronelismo como elementos fundamentais na política e nas características econômicas da República Velha. 8.2. Caracterizar os movimentos operários no Brasil dessa época, distinguindo os movimentos anarquistas dos comunistas, identificando suas propostas e reivindicações. 8.3. Associar os movimentos sociais e de caráter messiânico a contestação da ordem sócio-político-econômica vigente. | 8. REPÚBLICA VELHA (1889-1930) 8.1. Primeira Constituição Republicana 8.2. Coronelismo; política dos governadores; política do café-com-leite - Economia e sociedade na República Velha 8.3. Os movimentos sociais urbanos e rurais - Canudos e Contestado; Jagunços e cangaçeiros - A Revolta da Chibata e a Revolta da Vacina Ex. Oswaldo Cruz 8.4. Tenentismo/Coluna Prestes - A Revolução de 1930 | |
9.1. Compreender a Primeira Guerra Mundial como resultado de um conjunto de fatores tais como: rivalidades econômicas, política armamentista e expansão territorial. 9.2. Identificar as principais fases e consequências da Primeira Guerra Mundial. | A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) 9.2. As principais fases e seus efeitos | |
10.1. Analisar os fatores que contribuíram para a desagregação do regime czarista na Rússia e conseqüente implantação do sistema socialista. - Reconhecer as doutrinas sócio-econômicas socialistas e seus representantes. | 10.1. Fases da implantação do socialismo e sua propagação em outras áreas. | |
11.1. Identificar os motivos geradores da crise do capitalismo internacional na primeira metade do século XX e suas conseqüências para o mundo. 11.2. Relacionar o panorama sócio-econômico europeu com a queda das democracias parlamentares e a ascensão do fascismo e nazismo. | 11. O PERÍODO ENTRE GUERRAS 11.1. A crise do Capitalismo - A queda da bolsa de Nova York em 1929 11.2. Ascensão dos regimes totalitários e queda das democracias parlamentares: Nazismo/Fascismo - Brasil: Integralismo (AIB) x Comunismo (ANL) | |
12.1. Conhecer e analisar as realizações do período getulista e suas contradições nos campos sócio-político-econômico da época. - Compreender a ditadura do Estado Novo como um regime de inspiração fascista e corporativista. | 12.1. O Governo Provisório: (1930-1934) - O Governo Constitucional (1934-1937) - O Estado Novo (1937-1945) - Política Nacionalista e Intervencionista - Populismo e Trabalhismo: CLT, Salário Mínimo, Voto feminino | |
12.2. Analisar a postura adotada pelo governo brasileiro com relação a sua participação na Segunda Guerra Mundial. | 12.2. A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial | |
13.1. Compreender os motivos que levaram à Segunda Guerra Mundial, identificando os blocos formados pelos países participantes e os fatores de ordem político-econômico que a transformaram em mundial. 13.2. Analisar a participação dos Estados Unidos e o antagonismo com o avanço japonês. 13.3. Caracterizar os acordos de paz, identificando os efeitos e percebendo as consequências para o mundo pós-guerra. | 13.1. Imperialismo e a indústria bélica - A ideologia nazi-fascista - As diversas frentes: Eixo x Aliados 13.2. A participação dos EUA na Guerra - Fim da Alemanha: a derrota nazista 13.3. Acordos de Paz: O mundo pós-guerra | |
14.1. Identificar as principais características da Guerra Fria que dividiram o mundo em dois blocos antagônicos após a Segunda Guerra Mundial. - Analisar os principais acontecimentos ocorridos durante a segunda metade do século XX que alteraram o panorama político-econômico e ideológico mundial. 14.2. Explicar os principais fatos e situações vivenciados pela sociedade brasileira no período de | 14.1. EUA (Capitalismo) X URSS (Socialismo) - A nova Ordem Mundial: o colapso do socialismo; a queda do muro de Berlim; redemocratização na América Latina; Neo-liberalismo; globalização da economia; blocos regionais e internacionais. 14.2. A volta de Getúlio Vargas - A “americanização do Brasil” - Os governos de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart. | |
15.1. Caracterizar o Estado Autoritário brasileiro de - Analisar as políticas econômicas adotadas pelos governos militares. 15.2. Mostrar a importância da resistência da sociedade civil, reconhecendo a organização dos movimentos populares nos mais diversos aspectos sócio-culturais. | 15. OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL(1964-1985) 15.1. Autoritarismo e Repressão: Atos Institucionais - “ O Milagre Brasileiro” 15.2. Movimentos da sociedade civil - A abertura política/redemocratização: de Geisel a Figueiredo - Diretas Já | |
16.1. Analisar os governos brasileiros a partir de 1985 até os dias atuais, identificando suas políticas nos campos social e econômico. 16.2. Caracterizar a atual Constituição Brasileira. 16.3. Relacionar os problemas vivenciados pela sociedade brasileira atual, percebendo as suas raízes históricas e a exclusão social | 16.1. De Sarney a FHC 16.2. A Constituição de 1988 16.3. A política neo-liberal brasileira - Problemas enfrentados pela sociedade brasileira: concentração da terra e da riqueza: a questão agrária; movimentos sociais urbanos e rurais; desemprego; violência; narcotráfico/drogas; habitação; saúde; educação, entre outros |
ENSINO MÉDIO - HISTÓRIA
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
ARAÚJO, José Góes de. Velha Cidade da Bahia historia & estórias (2 volumes). Fundação Cultura, 2001.
COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Brasil. 2º. Grau, 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 1996
_____. História Geral e História do Brasil para um geração consciente. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 1981.
NADAI, Elza e NEVES, Joana. História do Brasil. 18ª ed. São Paulo: Saraiva, 1996
ORDONEZ, Marlene e QUEVEDO, Júlio. História. São Paulo : IBEP, 1999.
PEDRO, Antonio. História Geral: compacto, 2º. Grau, Ed. Atual, São Paulo: FTD, 1995.
SCHMITD, Mario Furley. Nova história crítica do Brasil: 500 anos de história mal contada. São Paulo: Nova Geração, 1997.
TAVARES, Luiz Henrique Dias. História da Bahia, UNESP/UFBA, 2001
REVISTAS: ISTO É, VEJA, ÉPOCA, CAROS AMIGOS, entre outras.
JORNAIS DE CIRCULAÇÃO LOCAL E NACIONAL
MASSA GOSTEI!
ResponderExcluirmuito massa
ResponderExcluirFaltou a prova e as respostas dela!!
ResponderExcluir