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Professora Edma Pereira











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segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cont. E. Médio - História

Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA



Caro(a) Candidato(a),

Estudar História é perceber que o processo histórico é resultado da ação coletiva de homens e mulheres que viveram em determinado  tempo e espaço e dos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais, lançando um olhar atento sobre o presente.
É também procurar entender a riqueza de poucos, as dificuldades de muitos e o esforço para eleger  valores e princípios a serem preservados (a democracia, por exemplo) e modificar o que deve ser transformado (a gritante desigualdade social existente).
Desse modo, não podemos nos colocar apenas como espectadores da História, mas co-participantes no exercício efetivo da cidadania, já que somos seres históricos.
Enfim, interpretar e criticar os fatos e situações reais da nossa região, do país e do mundo, compreendendo a si mesmo como ser histórico integrado à sociedade global.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor nos Exames.
Boa Sorte!

                                                                                                                                                                        
OBJETIVOS

CONTEÚDOS




1.1. Identificar e interpretar os aspectos sócio-econômico-político-culturais ocorridos no processo de desagregação do sistema  feudal e o progressivo desenvolvimento do sistema capitalista.


1.      A TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA.
1.1. A Europa e as Cruzadas
-          Renascimento comercial e urbano
-          Surgimento da burguesia
-          Humanismo-Renascimento-Reforma



2.1. Conhecer  os principais fatores que motivaram a expansão marítimo-comercial da Europa.
-       Caracterizar a Revolução Comercial.

2.1. Relacionar as navegações inglesas, francesas e holandesas com a dos países ibéricos.
-          Identificar as características  e comparar as diferentes formas de colonização na América e em particular no Brasil, relacionando-as com a estrutura fundiária atual.


2.      A EXPANSÃO MARÍTIMO-COMERCIAL EUROPÉIA
2.1. Mercantilismo
-          A conquista das terras americanas


2.1.  Colonização ibérica, inglesa, francesa e holandesa.
-          A colonização portuguesa no Brasil: latifúndio, monocultura e escravismo.



3. Compreender os processos porque passaram as atividades de produção, da forma artesanal até a industrialização moderna, analisando as implicações sociais de cada período.
-          Caracterizar a Revolução Industrial na Inglaterra.

3.      REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA
-          Inovações técnico-científicas
-          Divisão social do trabalho
-          Relação Capital x  Trabalho
-          Conflitos Burguesia x Operariado
-          Urbanização desordenada
-          Desemprego

4.1. Analisar os fatores de ordem sócio-econômico e política que desencadearam a crise do sistema colonial.

- Caracterizar o Iluminismo como movimento ideológico associando-o às contestações ao Estado Absolutista.

4.1.      Compreender as transformações sócio-econômicas e políticas que desencadearam o processo da independência das colônias inglesas na América do Norte e da revolução conduzida pela burguesia na França do século XVIII.
4.2.   Avaliar o legado cultural da Revolução Francesa para o mundo atual.

-       Identificar os principais expoentes do pensamento econômico liberal, relacionando-os com as características do neo-liberalismo atual.

4.3.          Identificar as idéias que influenciaram os movimentos anti-colonialistas, suas propostas e conseqüências sobre a vida sócio-política brasileira.

4.      A CRISE DO SISTEMA COLONIAL
4.1. Iluminismo – Liberalismo Econômico





4.2.  Independência dos Estados Unidos da América





4.3.  A Revolução Francesa
- A França pré-revolucionária
-  Igualidade, Liberdade, Fraternidade.
-       A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

4.4. Movimentos anti-coloniais no Brasil:
-          Inconfidência Mineira
-          Conjuração Baiana (dos Alfaiates)




5.1   Analisar a situação da  Europa no início do século XIX, relacionando os efeitos da expansão napoleônica com o processo de separação política do Brasil de Portugal.
5.1.  Reconhecer a importância da abertura dos portos brasileiros e o significado da elevação do Brasil a Reino Unido.
5.2.  Identificar os motivos que levaram D. João VI a retornar para Portugal.

5.3.  Conhecer as lutas populares pela consolidação da Independência do Brasil na Bahia.


5.       A EXPANSÃO NAPOLEÔNICA NA EUROPA E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
5.1. A família real portuguesa no Brasil e o fim do pacto colonial.


5.2.  A dependência econômica do Brasil em relação à Inglaterra.

5.3. A Revolução do Porto e a tentativa de recolonização
- “Independência” – um acordo entre as elites brasileiras e a corte portuguesa.
5.4    A Independência na Bahia: 2 de julho de 1823.



6.1.  Identificar a importância da Assembléia Constituinte e as principais características da Constituição outorgada em 1824.

6.2.  Conhecer os fatores que conduziram aos movimentos político-sociais durante o I e II Reinado; analisando os seus significados e suas influências no processo de participação política.

6.3.  Reconhecer a importância do negro na formação econômica e os processos de discriminação e exclusão em que viveram/vivem, da colonização até os dias atuais.

6.4.  Identificar as formas de organização e de resistência do negro no Brasil.

6. A FORMAÇÃO DO ESTADO MONÁRQUICO
6.1.  A Constituição de 1824 e a Confederação do Equador



6.2.  As revoltas sociais do século XIX




6.3.  Fim do tráfico negreiro




6.4.  A campanha abolicionista
-          A lavoura cafeeira, a imigração estrangeira e a situação dos negros no pós-abolição.




7.1. Relacionar a necessidade de conquista de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores com a expansão imperialista dos
países industrializados (Europa, EUA e Japão) no século XIX.


7.      O IMPERIALISMO E O NEO-COLONIALISMO
7.1. As razões e necessidades da expansão: Inglaterra, França, Estados Unidos, Japão.
- A partilha da África e da Ásia
- Os efeitos do Imperialismo



8.1   Caracterizar a Primeira Constituição Republicana
8.1.  Compreender a estrutura oligárquica de poder e o coronelismo como elementos fundamentais na política e nas características econômicas da República Velha.
8.2.  Caracterizar os movimentos operários no Brasil dessa época, distinguindo os movimentos anarquistas dos comunistas, identificando suas propostas e reivindicações.
8.3.  Associar os movimentos sociais e de caráter messiânico a contestação da ordem sócio-político-econômica vigente.


8.      REPÚBLICA VELHA (1889-1930)
8.1. Primeira Constituição Republicana
8.2. Coronelismo; política dos governadores; política do café-com-leite
-          Economia e sociedade na República Velha

8.3. Os movimentos sociais urbanos e rurais
- Canudos e Contestado; Jagunços e cangaçeiros
- A Revolta da Chibata e a Revolta da Vacina
Ex. Oswaldo Cruz
8.4. Tenentismo/Coluna Prestes
- A Revolução de 1930



9.1. Compreender a Primeira Guerra Mundial como resultado de um conjunto de fatores  tais como: rivalidades econômicas, política armamentista e expansão territorial.
9.2. Identificar as principais fases e consequências da Primeira Guerra Mundial.


A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)
9.1 A política das alianças



9.2. As principais fases e seus efeitos



10.1. Analisar os fatores que contribuíram para a desagregação do regime czarista na Rússia e conseqüente implantação do sistema socialista.
-          Reconhecer as doutrinas sócio-econômicas socialistas e seus representantes.


10. A REVOLUÇÃO SOCIALISTA DE 1917
10.1. Fases da implantação do socialismo e sua propagação em outras áreas.



11.1. Identificar os motivos geradores da crise do capitalismo internacional na primeira metade do século XX e suas conseqüências para o mundo.
11.2. Relacionar o panorama sócio-econômico europeu com a queda das democracias parlamentares e a ascensão do fascismo e nazismo.


11. O PERÍODO ENTRE GUERRAS
11.1. A crise do Capitalismo
 - A queda da bolsa de Nova York em 1929

11.2. Ascensão dos regimes totalitários e queda das democracias parlamentares: Nazismo/Fascismo
- Brasil: Integralismo (AIB) x Comunismo (ANL)



12.1. Conhecer e analisar as realizações do período getulista e suas contradições nos campos sócio-político-econômico da época.
-          Compreender a ditadura do Estado Novo como um regime de inspiração fascista e corporativista.



12. A ERA VARGAS (1930-1945)
12.1. O Governo Provisório: (1930-1934)
- O Governo Constitucional (1934-1937)
- O Estado Novo (1937-1945)
- Política Nacionalista e Intervencionista
-     Populismo e Trabalhismo: CLT, Salário Mínimo, Voto feminino





12.2. Analisar a postura adotada pelo governo brasileiro com relação a sua participação na Segunda Guerra Mundial.


12.2. A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial




13.1. Compreender os motivos que levaram à Segunda Guerra Mundial, identificando os blocos formados pelos países participantes e os fatores de ordem político-econômico que a transformaram em mundial.

13.2. Analisar a participação dos Estados Unidos e o antagonismo com o avanço japonês.
13.3. Caracterizar os acordos de paz, identificando os efeitos e percebendo as consequências para  o  mundo pós-guerra.


13. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)
13.1. Imperialismo e a indústria bélica
-          A ideologia nazi-fascista
-          As diversas frentes: Eixo x Aliados



13.2. A participação dos EUA na Guerra
- Fim da Alemanha: a derrota nazista
13.3. Acordos de Paz: O mundo pós-guerra



14.1. Identificar as principais características da Guerra Fria que dividiram o mundo em dois blocos antagônicos após a Segunda Guerra Mundial.
- Analisar os principais acontecimentos ocorridos durante a segunda metade do século XX que alteraram o panorama político-econômico e ideológico mundial.
14.2. Explicar os principais fatos e situações vivenciados pela sociedade brasileira no período de 1945 a 1964.

14. A GUERRA FRIA
14.1. EUA (Capitalismo) X URSS (Socialismo)
-          A nova Ordem Mundial: o colapso do socialismo; a queda do muro de Berlim; redemocratização na América Latina; Neo-liberalismo; globalização da economia; blocos regionais e internacionais.



14.2. A volta de Getúlio Vargas
- A “americanização do Brasil”
-          Os governos de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.




15.1. Caracterizar o Estado Autoritário brasileiro de 1964 a 1985.
- Analisar as políticas econômicas adotadas pelos governos militares.
15.2. Mostrar a importância da resistência da sociedade civil, reconhecendo a organização dos movimentos populares nos mais diversos aspectos sócio-culturais.


15. OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL(1964-1985)
15.1. Autoritarismo e Repressão: Atos Institucionais
-          “ O Milagre Brasileiro”


15.2. Movimentos da sociedade civil
- A abertura política/redemocratização: de Geisel a Figueiredo
    - Diretas Já



16.1. Analisar os governos brasileiros a partir de 1985 até os dias atuais, identificando suas políticas nos campos social e econômico.
16.2. Caracterizar a atual Constituição Brasileira.
16.3. Relacionar os problemas vivenciados pela sociedade brasileira atual, percebendo as suas raízes históricas e a exclusão social

16. A NOVA REPÚBLICA (de 1985 até os Dias Atuais)
16.1. De Sarney a FHC


16.2. A Constituição de 1988
16.3. A política neo-liberal brasileira
- Problemas enfrentados pela sociedade brasileira: concentração da terra e da riqueza: a questão agrária; movimentos sociais urbanos e rurais; desemprego; violência; narcotráfico/drogas; habitação; saúde; educação, entre outros



ENSINO MÉDIO - HISTÓRIA

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


ARAÚJO, José Góes de. Velha Cidade da Bahia historia & estórias (2 volumes). Fundação Cultura, 2001.

COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Brasil. 2º. Grau, 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 1996

_____. História Geral e História do Brasil para um geração consciente. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 1981.

NADAI, Elza e NEVES, Joana. História do Brasil. 18ª ed. São Paulo: Saraiva, 1996

ORDONEZ, Marlene e QUEVEDO, Júlio. História. São Paulo : IBEP, 1999.

PEDRO, Antonio. História Geral: compacto, 2º. Grau, Ed. Atual, São Paulo: FTD, 1995.

SCHMITD, Mario Furley. Nova história crítica do Brasil: 500 anos de história mal contada. São Paulo: Nova Geração, 1997.

TAVARES, Luiz Henrique Dias. História da Bahia, UNESP/UFBA, 2001

REVISTAS: ISTO É, VEJA, ÉPOCA, CAROS AMIGOS, entre outras.

JORNAIS DE CIRCULAÇÃO LOCAL E NACIONAL

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