ENSINO FUNDAMENTAL
Educação de Jovens e Adultos Comissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL | LÍNGUA PORTUGUESA |
Caro(a) candidato(a) O estudo da Língua Portuguesa oferece inúmeras possibilidades, porque várias são as experiências que os textos oferecem sobre os fatos da realidade, sobre experiências humanas, estabelecendo, pela leitura, um diálogo com o que está escrito. Ler e escrever constituem atos comunicativos que ampliam a sua participação social no mundo, de forma mais crítica, criativa e atuante. Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de textos, a exemplo de revistas, jornais... Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames. Boa Sorte! |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | |
1.1 Compreender e interpretar as informações contidas nas várias modalidades de textos, sempre atento ao uso social da língua no cotidiano. - Identificar o tema/ tópico central do texto. 1.2 Identificar variados tipos de textos (estilo, função). - Utilizar apoio de desenho ou foto na compreensão e interpretação do texto. - Reconhecer no texto marcas típicas de linguagem oral. | 1. TEXTOS 1.1 Textos informativos (jornal, revista; propaganda, charge). 1.2 Textos literários (crônicas, poemas, poesias, contos, fábulas). - Músicas populares. | |
2.1. Redigir textos narrativos e descritivos (questão discursiva). | 2. NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO 2.1 Narração: conta-se uma história, observando-se a seqüência dos fatos (começo, meio e fim). Exemplos: - Com início orientado (continua-se escrevendo sobre o assunto, dando-lhe um término coerente); - Com final a escolher (conclui-se a narração dando-lhe sentido coerente); - Texto com descrição de personagem, a partir de uma seqüência de figuras; - Relato de um fato da infância (O que aconteceu? Quando? Como aconteceu? Por que aconteceu?); - Se você fosse... o que faria para ajudar...; - Sobre a escolha de uma profissão; - Sobre um momento feliz. 2.2 Descrição: descrevem-se as características físicas e interiores de uma pessoa; características de um animal; de um ambiente, de um lugar. Exemplos: - Escreva sobre o seu esporte favorito (destaque o que parece mais significativo, se ele é conhecido, muito praticado. Você pratica esse esporte? Quando? Onde? Nele, que pessoas se destacam? São conhecidas mundialmente?). - Descreva um ambiente: lugares que você viu há muito tempo (uma casa onde já morou, uma cidade onde esteve...); lugares que você conheceu por fotografia (a lua, o fundo do mar, a selva, uma fazenda). | |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | |
3.1. Reconhecer e utilizar a escrita correta das palavras em textos, relacionadas aos seus sentidos: contrários, idênticos ou semelhantes. | 3. ORTOGRAFIA 3.1. Significação das palavras: sinônimos / antônimos / parônimos / homônimos / homógrafos / homófonos. - Sinônimos: achar, encontrar / habitar, morar; - Antônimos: feliz, infeliz / escuro, claro; - Parônimos: descrição, discrição / vultoso, vultuoso / mais (adv.), mas (conj.) / mal (adv.), mau (adj.); - Homônimos: gelo e almoço (com e e o fechados), gelo e almoço (com e e o abertos); - Homógrafos: cedo (adv.), cedo (v. ceder) / são (verbo), são (sadio); - Homófonas: passo (marcha), paço (palácio real) / censo (demográfico), senso (sentido) / porque (resposta), por que (pergunta). | |
4.1. Reconhecer e empregar corretamente os sinais de pontuação em frases, períodos e textos. | 4. SINAIS DE PONTUAÇÃO 4.1. Vírgula: José, Maria e Pedro chegaram. - Exclamação: Que belo dia! - Interrogação: Que horas são? - Ponto e vírgula: Os jovens chegaram cedo; os coordenadores vieram depois. - Dois pontos: Rita respondeu: estou aqui. - Travessão: — Não me esperava? — Confesso que não. | |
5.1. Entender e empregar corretamente a concordância do nome (substantivo) com a qualidade (adjetivo), artigo, numeral, pronome. 5.2. Do verbo com o sujeito (pessoa — eu, tu, ele/ ela/ você, nós, vós, eles/ elas/ vocês) e o número (singular e plural | 5. CONCORDÂNCIA NOMINAL (nome) e VERBAL (verbo) 5.1. Nominal - O artigo e o substantivo: O menino. Os meninos. A menina. As meninas. - O adjetivo e o substantivo: Menino aplicado. Meninos aplicados. Mulher bonita. Mulheres bonitas. - O numeral e o substantivo: Comprei um lápis. Comprei duas maçãs. - O pronome e o substantivo: Interroguei as alunas. Interroguei-as. Meu livro é novo. 5.2. Verbal: o verbo concorda com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular ou do plural). Ex.: O menino chegou. / Os meninos chegaram. / A professora e o professor preparam a prova. / Eu e tu sairemos de manhã. / Tu e eles saireis amanhã. / Você e ele sairão amanhã. | |
6.1. Identificar a idéia apresentada pelo verbo em frases e períodos (fato concreto, desejo, dúvida, ordem), num determinado tempo. | 6. MODOS E TEMPOS VERBAIS (indicativo, subjuntivo e imperativo / presente, passado / futuro). 6.1. Indicativo: indica a ação de modo certo, positivo, real. Ex.: Ø A terra produz frutos. Ø A terra produziu frutos. Ø A terra produzirá frutos. - Subjuntivo: indica a ação de modo incerto, vago, duvidoso. Ex.: |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
Ø Desejo que você estude. Ø Talvez eu consiga uma vaga. Ø Se ele chegar cedo, fará o exame. - Imperativo: indica ordem, pedido. Ex.: Ø José, colha os frutos. Ø José, faça-me um favor. | |
7.1. Identificar e empregar corretamente os advérbios na sua função modificadora e circunstâncias apresentadas. | 7. ADVÉRBIOS 7.1. Função modificadora dos advérbios - modificam o sentido do verbo = Aquele rapaz fala bem. - modificam o sentido do adjetivo = A casa é muito bonita. - modificam o sentido de outro advérbio = A jovem trabalha muito bem. - Algumas circunstâncias que os advérbios indicam: Ø lugar (aqui, lá, ali, dentro etc.); Ø tempo (hoje, amanhã, cedo etc.); Ø afirmação (sim, realmente etc.); Ø negação (não, absolutamente); Ø dúvida (talvez, acaso etc.); Ø intensidade (muito, pouco, mais etc.); Ø modo (bem, mal, devagar etc.). |
8.1. Reconhecer e usar corretamente as preposições | 8. USO DAS PREPOSIÇÕES 8.1. Preposições – palavras que ligam dois termos entre si. Ex.: Livro de Pedro. Estou sem dinheiro. Lutou contra nós. |
9.1 Construir textos, usando as conjunções adequadas. 9.2 Construir textos, usando as conjunções adequadas. | 9. USO DAS CONJUNÇÕES 9.1. Coordenativas (são independentes) = ligam palavras ou orações do mesmo valor ou função. Ex.: Marta faz desenhos e João estuda música. Corremos muito, mas chegamos atrasados. 9.2. Subordinativas (dependentes) = ligam duas orações, subordinando uma à outra. Ex.: Não sei se ele virá. / Chovia quando voltei para casa. / Iremos à praia se fizer bom tempo. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
ANDRÉ, Hildebrando. Gramática Ilustrada. São Paulo: Editora Moderna, 1990.
HOLANDA, Aurélio Buarque de. Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nacional, 1987.
SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1990.
SARGENTIM, Hermínio G. Redação, Curso Básico. São Paulo: Editora IBEP, 1991.
SOARES, Magda. Português através de textos. Volumes 1, 2, 3, 4. São Paulo: Editora Moderna, 1990.
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