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Professora Edma Pereira











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segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Conteudo Fund. - Portugues

ENSINO FUNDAMENTAL
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

LÍNGUA PORTUGUESA



Caro(a) candidato(a)
O estudo da Língua Portuguesa oferece inúmeras possibilidades, porque várias são as experiências que os textos oferecem sobre os fatos da realidade, sobre experiências humanas, estabelecendo, pela leitura, um diálogo com o que está escrito. Ler e escrever constituem atos comunicativos que ampliam a sua participação social no mundo, de forma mais crítica, criativa e atuante.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de textos, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!



OBJETIVOS
CONTEÚDOS
1.1 Compreender e interpretar as informações contidas nas várias modalidades de textos, sempre atento ao uso social da língua no  cotidiano.
-         Identificar o tema/ tópico central do texto.
1.2    Identificar variados tipos de textos (estilo, função).
-         Utilizar apoio de desenho ou foto na compreensão e interpretação do texto.
-         Reconhecer no texto marcas típicas de linguagem oral.
1. TEXTOS
1.1 Textos informativos (jornal, revista; propaganda, charge).



1.2 Textos literários (crônicas, poemas, poesias, contos, fábulas).
-         Músicas populares.
2.1. Redigir textos narrativos e descritivos (questão discursiva).

2. NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO
2.1 Narração: conta-se uma história, observando-se a seqüência dos fatos (começo, meio e fim). Exemplos:
-   Com início orientado (continua-se escrevendo sobre o assunto, dando-lhe um término coerente);
-   Com final a escolher (conclui-se a narração dando-lhe sentido coerente);
-   Texto com descrição de personagem, a partir de uma seqüência de figuras;
-   Relato de um fato da infância (O que aconteceu? Quando? Como aconteceu? Por que aconteceu?);
-   Se você fosse... o que faria para ajudar...;
-   Sobre a escolha de uma profissão;
-   Sobre um momento feliz.
2.2 Descrição: descrevem-se as características físicas e interiores de uma pessoa; características de um animal; de um ambiente, de um lugar.
Exemplos:
-          Escreva sobre o seu esporte favorito (destaque o que parece mais significativo, se ele é conhecido, muito praticado. Você pratica esse esporte? Quando? Onde? Nele, que pessoas se destacam? São conhecidas mundialmente?).
-          Descreva um ambiente: lugares que você viu há muito tempo (uma casa onde já morou, uma cidade onde esteve...); lugares que você conheceu por fotografia (a lua, o fundo do mar, a selva, uma fazenda).
 
OBJETIVOS
CONTEÚDOS

3.1. Reconhecer e utilizar a escrita correta das palavras em textos, relacionadas aos seus sentidos: contrários, idênticos ou semelhantes.
3. ORTOGRAFIA
3.1. Significação das palavras: sinônimos / antônimos / parônimos / homônimos / homógrafos / homófonos.
-         Sinônimos: achar, encontrar / habitar, morar;
-         Antônimos: feliz, infeliz / escuro, claro;
-         Parônimos: descrição, discrição / vultoso, vultuoso / mais (adv.), mas (conj.) / mal (adv.), mau (adj.);
-         Homônimos: gelo e almoço (com e e o fechados), gelo e almoço (com e e o abertos);
-         Homógrafos: cedo (adv.), cedo (v. ceder) / são (verbo), são (sadio);
-         Homófonas: passo (marcha), paço (palácio real) / censo (demográfico), senso (sentido) / porque (resposta), por que (pergunta).

4.1. Reconhecer e empregar corretamente os sinais de pontuação em frases, períodos e textos.

4. SINAIS DE PONTUAÇÃO
4.1. Vírgula: José, Maria e Pedro chegaram.
-         Exclamação: Que belo dia!
-         Interrogação: Que horas são?
-         Ponto e vírgula: Os jovens chegaram cedo; os coordenadores vieram depois.
-         Dois pontos: Rita respondeu: estou aqui.
-         Travessão: — Não me esperava?
 — Confesso que não.

5.1. Entender e empregar corretamente a concordância do nome (substantivo) com a qualidade (adjetivo), artigo, numeral, pronome.







5.2. Do verbo com o sujeito (pessoa — eu, tu, ele/ ela/ você, nós, vós, eles/ elas/ vocês) e o número (singular e plural
5. CONCORDÂNCIA NOMINAL (nome) e VERBAL (verbo)
5.1. Nominal
-         O artigo e o substantivo: O menino. Os meninos. A menina. As meninas.
-         O adjetivo e o substantivo: Menino aplicado. Meninos aplicados. Mulher bonita. Mulheres bonitas.
-         O numeral e o substantivo: Comprei um lápis. Comprei duas maçãs.
-         O pronome e o substantivo: Interroguei as alunas. Interroguei-as. Meu livro é novo.
5.2. Verbal: o verbo concorda com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular ou do plural).
Ex.: O menino chegou. / Os meninos chegaram. / A professora e o professor preparam a prova. / Eu e tu sairemos de manhã. / Tu e eles saireis amanhã. / Você e ele sairão amanhã.


6.1. Identificar a idéia apresentada pelo verbo em frases e períodos (fato concreto, desejo, dúvida, ordem), num determinado tempo.
6. MODOS E TEMPOS VERBAIS (indicativo, subjuntivo e imperativo / presente, passado / futuro).
6.1. Indicativo: indica a ação de modo certo, positivo, real. Ex.:
Ø      A terra produz frutos.
Ø      A terra produziu frutos.
Ø      A terra produzirá frutos.
-         Subjuntivo: indica a ação de modo incerto, vago, duvidoso. Ex.:




OBJETIVOS
CONTEÚDOS

Ø      Desejo que você estude.
Ø      Talvez eu consiga uma vaga.
Ø      Se ele chegar cedo, fará o exame.
-         Imperativo: indica ordem, pedido. Ex.:
Ø      José, colha os frutos.
Ø      José, faça-me um favor.
7.1. Identificar e empregar corretamente os advérbios na sua função modificadora e circunstâncias apresentadas.
7. ADVÉRBIOS
7.1. Função modificadora dos advérbios
-         modificam o sentido do verbo = Aquele rapaz fala bem.
-         modificam o sentido do adjetivo = A casa é muito bonita.
-         modificam o sentido de outro advérbio = A jovem trabalha muito bem.
-         Algumas circunstâncias que os advérbios indicam:
Ø      lugar (aqui, lá, ali, dentro etc.);
Ø      tempo (hoje, amanhã, cedo etc.);
Ø      afirmação (sim, realmente etc.);
Ø      negação (não, absolutamente);
Ø      dúvida (talvez, acaso etc.);
Ø      intensidade (muito, pouco, mais etc.);
Ø      modo (bem, mal, devagar etc.).

8.1. Reconhecer e usar corretamente as preposições
8. USO DAS PREPOSIÇÕES
8.1. Preposições – palavras que ligam dois termos entre si.
Ex.: Livro de Pedro. Estou sem dinheiro. Lutou contra nós.
9.1 Construir textos, usando as conjunções adequadas.
9.2 Construir textos, usando as conjunções adequadas.
9. USO DAS CONJUNÇÕES
9.1. Coordenativas (são independentes) = ligam palavras ou orações do mesmo valor ou função.
Ex.: Marta faz desenhos e João estuda música.  Corremos muito, mas chegamos atrasados.
9.2. Subordinativas (dependentes) = ligam duas orações, subordinando uma à outra.
Ex.: Não sei se ele virá. / Chovia quando voltei para casa. / Iremos à praia se fizer bom tempo.


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
ANDRÉ, Hildebrando. Gramática Ilustrada. São Paulo: Editora Moderna, 1990.
HOLANDA, Aurélio Buarque de. Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nacional, 1987.
SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1990.
SARGENTIM, Hermínio G. Redação, Curso Básico. São Paulo: Editora IBEP, 1991.
SOARES, Magda. Português através de textos. Volumes 1, 2, 3, 4. São Paulo: Editora Moderna, 1990.


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