ENSINO MÉDIO
Educação de Jovens e Adultos Comissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO | LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA |
Caro(a) Candidato(a), Vivemos num mundo em que o nível de escolaridade conta muito para o sucesso na vida porque os estudos abrem horizontes e perspectivas de crescimento pessoal e profissional. O estudo da Língua Portuguesa possibilita o acesso ao mundo da leitura e da escrita e atuação nas diversas situações comunicativas, ampliando a participação social no exercício da cidadania de forma mais crítica, criativa e atuante. Sendo assim, nos seus estudos leia e tente compreender vários tipos de textos, interpretando, realizando inferências e observando aspectos gramaticais, ortográficos e literários. Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de jornal, revistas... Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames. Boa Sorte! |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
1.1. Ler, compreender e interpretar de forma crítica textos literários e não literários encontrados em livros, jornais e revistas, dando sua opinião a respeito. | 1. TEXTOS 1.1. Textos diversos - literários - não literários |
2.1. Empregar adequadamente os sinais de pontuação ao redigir um texto. | 2. PONTUAÇÃO 2.1. Sinais de pontuação. |
3.1. Acentuar corretamente as palavras, facilitando a compreensão do que se lê. | 3. ACENTUAÇÃO 3.1. Acentuação gráfica (sílaba tônica); Exemplos: O aluno estudará para o exame. (futuro) O aluno estudara para o exame. (pretérito-passado) |
4.1. Reconhecer os elementos que formam a oração, relacionando o nome e o verbo aos seus complementos. | 4. ELEMENTOS DA ORAÇÃO 4.1. Sintaxe- termos da oração (sujeito e predicado, classificação dos verbos: transitivo e intransitivo, termos relacionados a nome e a verbo); Exemplos: O candidato chegou cedo. (A oração possui: sujeito simples, verbo intransitivo - sem complemento ou objeto). Recebi o resultado. (A oração possui: sujeito oculto, verbo transitivo direto - com complemento). O candidato preparado realiza bom exame. (As palavras sublinhadas se relacionam ao substantivo – nome - candidato). |
5.1. Construir frases, períodos ou textos estabelecendo uma relação de concordância do nome e do verbo com os termos que a eles se referem. | 5. COORDÂNCIA DO NOME E DO VERBO 5.1. Concordância nominal (concordância do nome com o artigo, pronome, adjetivo ou numeral em gênero e número) Exemplo: O pêssego e a maçã estão maduros. - Concordância verbal (verbo se modifica para se adequar ao seu sujeito) Exemplo: Os Estados Unidos prometeram investir no social. |
6.1. Conhecer os nomes e os verbos que regem preposição para empregá-los adequadamente ao produzir um texto; | 6. NOMES, VERBOS E EMPREGO DAS PREPOSIÇÕES 6.1. Regência nominal e verbal (palavras que necessitam ou não de preposição) Exemplos: Ele estava totalmente alheio ao assunto. (a palavra alheio rege as preposições a ou de). Os filhos obedecem aos pais. (quem obedece, obedece a alguém ou a alguma coisa), neste caso o verbo sublinhado rege preposição. |
7.1. Utilizar corretamente no texto palavras que apresentam dificuldades ortográficas (parecidas ou iguais na escrita e/ou na pronúncia); | 7. ORTOGRAFIA 7.1. Ortografia: emprego dos porquês; mal/mau; mas/mais; emprego de letras maiúsculas; emprego das letras S, Z, Ç, etc. Exemplo: cumprimento/comprimento, tráfego/tráfico. |
8.1. Relacionar o texto à escola literária, de acordo com os traços que caracterizam cada escola; | 8. TEXTOS E ESCOLAS LITERÁRIAS 8.1. Escolas literárias (barroco, arcadismo, romantismo, realismo/naturalismo/parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo; |
9.1. Redigir texto dissertativo, expressando liberdade de opinião e defendendo sua posição. | 9. TEXTOS DISSERTATIVOS 9.1. Redação - Dissertação – texto que apresenta: · * ponto de vista – introdução · * argumentação para fundamentar o ponto de vista – desenvolvimento · * reafirmação do ponto de vista, sugestão ou · solução de problema – conclusão. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
FARACO & MOURA. Gramática Nova. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1998
_______________ .Língua Portuguesa e Literatura. Vol. Único, 3ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3ª ed. 1999.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Língua Portuguesa. Volumes 1, 2 e 3. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
SARGENTIM, Hermínio. Redação para o Ensino Médio. São Paulo: IBEP,1995.
Sistema de Ensino – IBEP. Apostila – Língua Portuguesa. Antônio de Siqueira e Silva e Rafael Bertolin. – Novo Ensino Médio – Volume Único. São Paulo: IBEP. Curso Completo.
quero saber se pra fazera prova só devo estudar por o que está aqui ou devo procurar em livros.e quais são?
ResponderExcluirGostaria de saber se todos os assuntos q estão no site vão cair na prova.
ResponderExcluirclayton si tem algum saite de video de aulas grates para estudar e qual é ?
ResponderExcluirtodos esses conteúdos que estão acima são asuntos que vai cair na prova?
ResponderExcluirAdeniltondiacono@hotmail.com
ResponderExcluireu gostaria de saber por quanto tempo é necessário para terminar a prova fazendo durante 1 ano 2° e 3° grau do Ensino médio?
será que seria difícil os conteúdos que irão cair nas provas?
Aqui tem vídeo aulas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, é uma ajuda valiosa, porém sugiro também buscar material textual para leitura e estudos.
ResponderExcluirhttp://www.videoaulaestudante.com
so ao estes assuntos para estudar? ou tem outras indicacoes?
ResponderExcluirgostaria muito de saber se o que vai cair na prova de hoje, esta relacionado as leis monetarias divergentes as novas regras gramaticais da lingua portuguêsa mencionadas e diversificadas de acordo com a nova proposta canarista e fluentemente grega.
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