Educação de Jovens e Adultos Comissão Permanente de Avaliação – CPAEXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL | CIÊNCIAS |
Caro(a) candidato(a) O estudo das Ciências torna-se cada vez mais significativo, não só pelas grandes descobertas que continuamente os pesquisadores fazem a respeito dos “mistérios da vida”, assim como sobre a história dos seres vivos no planeta Terra, mas também porque o mundo atual está envolvido com questões ambientais de grande importância, que vêm afetando a vida de todos, independente de onde vivam, se próximo ou longe dos lugares em que os problemas ambientais localizadamente acontecem. Queimadas, desmatamentos, lixo, escassez de água, buraco na camada de ozônio, efeito estufa, contaminação da água, do solo e do ar por agentes químicos, caça e pesca predatórias, doenças que ressurgem e que custam a ser controladas, novas epidemias são temas do nosso cotidiano. Observe que todos os tópicos aqui abordados afetam não apenas o ambiente como também a todos os seres vivos que dele fazem parte. É necessário, portanto, um novo olhar ao estudar Ciências. É importante identificar as grandes divisões do mundo vivo com suas principais características, reconhecer a importância das suas relações recíprocas e com o meio ambiente (Ecologia) e conhecer mais sobre o solo, a água, o ar e as substâncias químicas que compõem o meio ambiente. É importante, também, o estudo do protagonista de toda esta história: o homem. É preciso entendê-lo como ser biológico com suas características anatômicas e fisiológicas próprias (corpo humano) e como agente de relação e de transformação no meio onde vive, que pode contribuir de modo inteligente para a preservação das espécies, do meio ambiente e para uma melhor qualidade de vida no planeta para todos os seres vivos. Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais... Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames. Boa Sorte! |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
1.1. Reconhecer os componentes no ar atmosférico associando-o às necessidades dos seres vivos. 1.2- Nomear as mudanças de estado físico da água em situações reais. 1.3- Reconhecer a importância da água para o meio ambiente e seres vivos. 1.4- Reconhecer e estabelecer distinções entre os diferentes tipos de solos. 1.5- Relacionar os elementos que provocam doenças no homem, que contaminam e poluem o ar, a água e o solo. 1.6- Identificar recursos utilizados pelo homem para preservação e melhoria do ar, da água e do solo. | 1. AMBIENTE - ar, água e solo 1.1- Composição do ar. Ex.: O O2 é indispensável à respiração dos seres vivos, o CO2 é necessário aos vegetais verdes para o processo da fotossíntese e o N2 é importante na alimentação dos vegetais. 1.2- Composição química da água, estados físicos e suas mudanças. Ex.: fusão, solidificação, condensação, vaporização. 1.3- Importância da água. Ex.: higiene, agricultura etc. 1.4- Tipos de solo e sua importância. 1.5- Poluição e contaminação do ar, água e solo por bactérias, protozoários, vermes, mercúrio, chumbo, agrotóxicos etc. 1.6- Noções básicas para preservação do ar, água e solo. Ex.: filtros nas chaminés, irrigação, drenagem etc. |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
2.1- Estabelecer distinções dos reinos monera, protista, fungos, animais e vegetais. 2.2- Reconhecer as funções de raiz, caule, folha e flor dos vegetais. 2.3- Identificar os animais invertebrados que causam e transmitem doenças ao homem. 2.4- Caracterizar os diversos grupos de vertebrados. | 2. OS SERES VIVOS DO MEIO AMBIENTE 2.1- Classificação dos seres vivos. 2.2- Raiz, caule, folha e flor. Ex: a raiz fixa o vegetal ao solo retirando dele os nutrientes necessários para a planta. 2.3- Metazoários invertebrados. Ex.: tênia, áscaris, oxiúros, ancilóstomo, Aedes aegypti. 2.4- Metazoários vertebrados. Ex.: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. |
3.1- Distinguir os elementos bióticos (seres vivos) e abióticos (seres não vivos). 3.2- Conceituar ecossistema, habitat, nicho ecológico, população, comunidade. 3.3- Interpretar a forma de obtenção de alimentos e a transferência de energia entre os seres vivos de uma cadeia alimentar. - Reconhecer os produtores, os consumidores e os decompositores de uma cadeia alimentar. 3.4-Interpretar os diversos tipos de relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos (parasitismo, sociedade, mutualismo, predatismo, comensalismo). | 3. ECOLOGIA 3.1- Fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (seres não vivos). 3.2- Noções de ecossistema, habitat, nicho ecológico, população e comunidade. 3.3- Cadeia Alimentar. 3.4- Relações harmônicas e desarmônicas. Ex.: parasitismo, mutualismo, predatismo, comensalismo etc. |
4.1- Comparar células de diferentes tecidos do corpo humano, reconhecendo suas características comuns e diferenciadas. 4.2- Identificar as partes do tubo digestório e órgãos anexos. 4.3- Identificar as partes do sistema respiratório com suas respectivas funções. - Reconhecer os fenômenos mecânicos e químicos da respiração. 4.4- Reconhecer o funcionamento do sistema circulatório e os componentes figurados do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas) e suas respectivas funções. - Compreender que o sangue é composto em grande parte por água, onde se encontram dissolvidas substâncias nutritivas e restos do metabolismo que serão eliminados. 4.5- Identificar os órgãos do sistema urinário com suas respectivas funções. 4.6- Identificar glândulas endócrinas com seus respectivos hormônios e funções no organismo. 4.7- Compreender a importância dos órgãos dos sentidos na captação dos estímulos do meio ambiente. 4.8- Estabelecer distinções entre sistema reprodutor masculino e feminino. | 4. O CORPO HUMANO (sua estrutura, principais funções vitais e cuidados com o corpo) 4.1 Noções sobre células e tecidos - partes da célula - formas e funções das células 4.2 Sistema digestório e órgãos anexos 4.3 Sistema respiratório. 4.4 Sistema circulatório. Hemácias, leucócitos, plaquetas e outros componentes do sangue. 4.5 Sistema urinário. Ex.: bexiga, ureter, rins etc. 4.6 Sistema endócrino. Ex.: hipófise, suprarenais, testículos, ovários. 4.7 Órgãos dos sentidos. Ex.: ouvidos, nariz, olhos, língua, pele. 4.8 Sistema reprodutor masculino e feminino. |
OBJETIVOS | CONTEÚDOS |
4.9- Identificar os principais ossos e músculos do corpo humano. 4.10- Distinguir os hábitos para manutenção e melhoria da saúde - alimentação, repouso e lazer (esporte e atividades culturais) daqueles que prejudicam o indivíduo. - Identificar as doenças causadas por microorganismos. | 4.9 Ossos e músculos. 4.10. Higiene e saúde. - Doenças causadas por microorganismos. Ex.: gripes, resfriados, micoses, diarréias. |
5.1- Conceituar matéria e energia e diferenciar as suas principais propriedades. 5.2- Localizar as partículas no átomo ressaltando as suas principais características. 5.3- Identificar elementos químicos na Tabela Periódica posicionando-os nos respectivos períodos e famílias. - Caracterizar metais, não metais e gases nobres. 5.4- Reconhecer substâncias simples e compostas | 5 - MATÉRIA E ENERGIA 5.1- Matéria e suas propriedades. 5.2- Estrutura da matéria. Ex.: o átomo e suas partículas (prótons, elétrons e neutros). 5.3- Os elementos químicos e a Tabela Periódica. Metais, ametais e gases nobres. 5.4- Principais substâncias do nosso cotidiano (simples e compostas). Ex.: O2, N2, CO2, H2O, NaCl, H2O2, NaOH. |
6.1 -Reconhecer os perigos das queimadas e dos desmatamentos para os ecossistemas. 6.2- Distinguir formas adequadas e inadequadas que o homem utiliza para o tratamento do lixo. 6.3- Descrever as conseqüências ocasionadas pela ação do efeito estufa e do buraco na camada de ozônio sobre o planeta. - Identificar reações químicas de combustão com a liberação de calor para a atmosfera devido à presença de CO2. 6.4- Caracterizar o fenômeno da chuva ácida e suas conseqüências para os seres vivos e para o patrimônio cultural. | 6. QUESTÕES AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEAS 6.1- Queimadas e desmatamentos 6.2 Formas adequadas e inadequadas de tratamento de lixo: aterro sanitário, reutilização ou reciclagem de materiais, lixo a céu aberto. 6.3 Buraco na camada de ozônio e efeito estufa. Ex.: aumento da temperatura da terra pelo acúmulo de CO2 na atmosfera. 6.4 Chuva ácida |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
BARROS, Carlos, PAULINO, Wilson Roberto. Ciências - 5ª a 8ª séries. São Paulo: Editora Ática, 1999.
Jornais, Revistas e outros que contemplem assuntos relacionados ao meio ambiente.
TELECURSO 2000 – CIÊNCIAS. Ensino Fundamental. São Paulo: FIESP/FRM/GLOBO, 1995.
vc nao teria os assuntos ?
ResponderExcluirgostei!achei interessante de como organizou de como a pessoa pode saber do que precisa saber sobre o assunto.gostei mesmo,continue assim!
ResponderExcluirtem como estuda tudo isso pela internete?
ResponderExcluirAs provas de 2013,serão estes mesmos assuntos?
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