Educação de Jovens e Adultos Comissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO | FÍSICA |
Caro(a) Candidato(a), A modernidade nos impõe uma atitude frente ao estudo da Física, que não é mais realizado mediante apresentação desarticulada de conceitos, leis e fórmulas distanciadas da realidade vivida. O novo significado desse estudo é integrado à vida cotidiana entendendo-se e explicando-se a queda de um corpo, o movimento de um pêndulo, a velocidade de um carro, o raio, as imagens produzidas pela televisão, os procedimentos de funcionamento de equipamentos residenciais, industriais, dentre outros. Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas... Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames. Boa Sorte! |
OBJETIVOS | CONTEÚDO | ||||
1.1. Relacionar os fatos, os fenômenos e os processos naturais aos ramos da Física. 1.2. Expressar as unidades das grandezas físicas em algarismos significativos ou notação científica, e fazer mudança de unidades. | 1. INTRODUÇÃO: 1.1 Ramos da Física 1.2 Grandezas físicas e unidades do SI (Sistema Internacional de Unidades): Exemplo: 2 horas = 120 minutos - Algarismos significativos Exemplo: 7,359 = 7,36 - Notação científica Exemplo: 100 = 1,00.102 0,047 = 4,7.10-2 | ||||
2.1. Identificar o referencial, o espaço percorrido, o deslocamento, o tipo de movimento nas situações problemas. 2.2. Determinar a velocidade média e aceleração média nos movimentos dos corpos. - Calcular o espaço percorrido, espaço inicial, o tempo a partir de uma situação problema. 2.3. Determinar a velocidade, o espaço percorrido, o tempo e a aceleração de um móvel no movimento uniformemente variado. | 2. CINEMÁTICA 2.1 Conceitos Básicos: ponto material, referencial, movimento e repouso, espaço e variação, trajetória. 2.2 Velocidade Média. Vm = Ds (m/s ou km/h) Dt - Aceleração Média e da Gravidade - Aceleração: a = Dv (m/s2) Dt - Aceleração da gravidade: g = 9,8 m/s2 ou g = 10 m/s2 - Movimento Uniforme(M.U) A função horária: S = So + vt Gráficos: - posição em função do tempo - velocidade em função do tempo 2.3. Movimento Uniformemente Variado (MUV) - Função horária: . de posição: S = So + Vo t + ½ a t2 . de velocidade: V = Vo+ a t . na queda livre: V = Vo + g t - Gráficos: . velocidade em função do tempo . aceleração em função do tempo . espaço em função do tempo | ||||
3.1. Caracterizar os elementos dos vetores. 3.2. Efetuar operações de soma, subtração e multiplicação de um vetor por um número real. 3.3. Caracterizar o vetor deslocamento, velocidade e aceleração. | 3. VETORES 3.1 Definição/elementos: módulo, direção e sentido. Exemplo: Para definir um vetor devem ser conhecidos: a) Direção e valor numérico. b) Direção valor numérico e unidade. c) Sentido, valor numérico e unidade. d) Direção e sentido. e) Direção, sentido, valor numérico. 3.2 Operações: . soma . subtração . multiplicação de um vetor por um número real. Exemplo: Um automóvel se desloca a) 1 d2 = 32 + 42 b) 7 d2 = 9 + 16 c) 2,5 d2 = 25 d) 5 d = Ö25 e) 12 d = 5 3.3 Grandezas vetoriais: - vetor deslocamento - vetor velocidade média - vetor aceleração | ||||
4.1. Identificar as diferentes forças aplicadas a um corpo, relacionando com a massa e aceleração da gravidade. 4.2. Relacionar as Leis de Newton as suas aplicações práticas. | 4. DINÂMICA 4.1. Forças: Força peso: P = m . g (N) Força normal Força de atrito e Tração Força resultante: Fresultante = Ftração – Fatrito Ex.: A massa de uma pessoa é 86 N P = m.g 66 N P = 60 x 1,6 96 N P = 96 N 90 N 60 N 4.2. Leis de Newton 1ª Lei de Newton ® ® 2ª Lei de Newton F = m . a (N) 3ª Lei de Newton F = Fatrito = m . N N(força normal) = P = m . g m - coeficiente de atrito - Aplicações das Leis de Newton Ex.: Deslizamento de um ou mais blocos, blocos sendo puxados por fios, sistemas de roldanas, corpos no elevador e outros. | ||||
5.1. Conhecer as formas de energia e suas transformações. | 5. TRABALHO, ENERGIA E POTÊNCIA 5.1. Formas de energia: mecânica(cinética, potencial), elétrica, química, nuclear, eólica, térmica e outras. Ex.: Em uma usina hidrelétrica a energia mecânica da queda d`água é transformada em energia elétrica. | ||||
5.2. Analisar situações envolvendo trabalho e energia. 5.3. Relacionar trabalho, potência e rendimento na realização de tarefas que necessitam de energia durante um certo tempo. | 5.2 Relação entre trabalho e energia mecânica T = F . d (J) Em = Ec + Ep T = F . d. cos a Ecinética = ½ m. V2 (J) Epotencial = m.g.h (J) 5.3 Relação entre trabalho, potência e rendimento P = T = F . d = F . V (W) Dt Dt mgh h - rendimento h = P útil = Dt P total Pt | ||||
6.1. Distinguir temperatura e calor em situações práticas. 6.2. Relacionar as escalas termométricas de Celsius, Fahrenheit e Kelvin. | 6. TERMOLOGIA 6.1 Definição de temperatura e calor Exemplo: Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Quando um sólido é aquecido há um aumento na dilatação do corpo, há um aumento de calor. ( ) Uma pessoa com febre tem a temperatura do corpo aumentada. ( ) A principal quantidade de calor que chega até a Terra é proveniente do Sol. A) V – F – F B) F – V – V C) V – F – V D) F – V - F E) V – V – F 6.2 Escalas Termométricas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Tc = Tf – 32 = Tk – 273 5 9 5 Ex.: A temperatura normal de uma pessoa é 36,5 oC. Na escala Kelvin o valor será de: A) 236,5 Tc = Tk – 273 B) 350 Tk = Tc + 273 C) 319,5 Tk = 36,5 + 273 D) 330 Tk = 319,5 E) 230 - Capacidade Térmica C = DQ (cal/ oC) e DQ = m . c . Dt (cal) Dt Ex.: Uma porção de substância recebe 50 cal e sua temperatura varia de 5oC, sua capacidade térmica vale: A) 250 cal/goC B) 100 cal/g oC C = DQ = 50 = 10 C) 10 cal/g oC Dt 5 D) 0,5 cal/g oC E) 0,1 cal/g oC | ||||
6.3. Analisar as quantidades de calor que os corpos necessitam para elevar a temperatura. - Utilizar fórmulas que determinam o calor específico e o calor latente das substâncias. 6.4. Identificar as formas de transmissão de calor. | 6.3 Calor Específico e Calor latente c = C (cal/g oC) L = DQ (cal/g) Dt m Ex.: Se a mesma substância do exemplo 7.3 tiver massa igual a 50g, logo seu calor específico terá o valor de: A) 0,3 cal/g oC c = C = 10 = 0,2 B) 0,4 cal/g oC m 50 C) 0,5 cal/g oC D) 0,2 cal/g oC E) 0,6 cal/g oC 6.4 Transmissão de calor: condução, convecção e radiação ou irradiação. Ex.: A energia solar chega até nós por: A) radiação B) convecção C) condução D) compressão E) reflexão | ||||
7.1. Relacionar a luz nos meios que se propagam, com as cores e os fenômenos: reflexão, absorção, difusão e refração. 7.2. Reconhecer os espelhos planos e esféricos para obter imagens. 7.3. Associar as lentes aos instrumentos ópticos para produção de imagens. 7.4. Conhecer o funcionamento do olho e os defeitos da visão. | 7. ÓPTICA 7.1 Conceitos básicos: fonte de luz, cores, meios de propagação, fenômenos ópticos, refração (ângulo de incidência e de refração). 7.2 Espelhos: - Planos - Esféricos: côncavo convexo 7.3 Lentes e instrumentos ópticos Tipos de lentes: - convergentes - divergentes Ex.: A lente da lupa é: A) côncavo-convexa B) biconvexa C) bicôncava D) plano-côncava E) plano-convexa 7.4 Óptica da visão e os defeitos: hipermetropia, miopia, astigmatismo, presbiopia, daltonismo, e outros. Ex.: O defeito da visão humana que é corrigido usando lente esférica divergente é: A) astigmatismo B) daltonismo C) hipermetropia D) presbiopia E) miopia | ||||
8.1. Analisar as cargas elétricas e as formas que elas interagem (trocam forças: atração ou repulsão). | 8 ELETRICIDADE 8.1 Cargas, correntes e campos elétricos. Ex.: Indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: | ||||
8.2. Relacionar corrente elétrica, diferença de potencial, resistência e potência elétrica nos circuitos e associação de resistores em série e paralelo. - Conhecer as especificações de potência dos aparelhos elétricos e eletrônicos, relacionando com o tempo de uso e estimar o consumo de energia 8.3. Reconhecer a presença de ímãs, eletroimãs em transformadores, em equipamentos ou redes de distribuição em relação ao seu funcionamento. | ( ) Dois corpos eletrizados com cargas de mesmo módulo e sinal se atraem. ( ) Um corpo está eletrizado positivamente quando tem falta de elétrons. ( ) Nenhum corpo eletrizado cria campo elétrico no espaço. A) F – V – F B) F – F – V C) V – V – V D) V – V – F E) F – F - F 8.2. Circuitos e dispositivos resistivos U = R . i (V) ou i = U (A) P = R . i 2 (W) R Ex.: A ddp (diferença de potencial) entre os terminais de um condutor ôhmico de resistência elétrica R = 10 W quando uma corrente de A) 2 V B) 50 V U = R . i = 10 . 5 = 50 C) 0,5 V D) 15 V E) 20 V Ex.: Um chuveiro consome diariamente 3 Kw de energia elétrica. Sendo R$ 0,20 o custo Kwh. Em um mês (30 dias) o consumo de energia terá um custo de: A) R$ 0,60 B) R$ 60,00 x = 3 x 0,20 = R$ 0,60 C) R$ 6,00 x = 0,60 x 30 = R$ 18,00 D) R$ 1,80 E) R$ 18,00 8.3. Magnetismo: ímãs, bússolas e outros equipamentos. | ||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
BONJORNO, José Roberto e Regina Azenha Valter – Física (Volume Único). 7ª ed. São Paulo: FTD, 2000.
CALÇADA, Caio Sérgio – Sampaio, José Luís- Física Clássica (Volume 1, 2 e 3). 3ª ed. São Paulo: Atual, 1996.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Física. Volumes 1 e 2. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
Ivan Ângelo – Sistema de Ensino IBEP – Apostila de Física (Volume Único). 1ª ed. São Paulo: IBEP, 2002.
RAMALHO, Nicolau e Toledo - Os Fundamentos da Física (Volume 1, 2 e 3). 7ª ed. São Paulo: Moderna, 1993.
Esse e o mais dificio, tem q mais facil kkkk . muita gente perde em fisica, eu ja perdi 2 vezes.. shahha
ResponderExcluiresse ai e dificilkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluire mui doidokkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirfacim facim
ResponderExcluirEu ja perdi três vezes
ResponderExcluireu perdi uma vez, Tem um colega meu que já tem 1 ano que tenta passa física.
ResponderExcluirso Deus pra me ajudar, pois não aprendo mais isso não, mas de qualquer forma obrigado prof. pelo conteudo
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