sábado, 30 de outubro de 2010 às 16h04
Por Nossa Cara.com
Por: Edma Pereira
O Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) que, em 2010, mobilizou mais de 1 milhão de estudantes da rede pública estadual de educação da Bahia, chega à sua última etapa.
Na finalíssima do FACE, os estudantes, oriundos de escolas da capital e do interior do estado, apresentarão 15 canções de diversos estilos, que, até chegarem ao festival estadual, tiveram que vencer outras duas seletivas: o festival escolar, organizado pelas escolas, e o festival regional, organizado por cada uma das 33 DIREC (Diretorias Regionais de Educação do Estado).
A DIREC 08 será representada no FACE em Salvador pelo (CEARC) Colégio Estadual Armando Ribeiro Carneiro de Eunápolis com Késia Santos Silva, 17 anos, aluna do 1º Ano Matutino com a canção Eu não consigo te esquecer, vencedora da Etapa Regional. “Estou muitíssimo feliz com o resultado do nosso trabalho, a classificação de Késia comprova que realmente os alunos só precisam de uma oportunidade para brilhar”, declarou Edma Pereira Coordenadora do FACE no CEARC.
Nide destaca, ainda, que o projeto faz da escola um corpo integrado e coerente, que tem como finalidade a promoção do aprendizado. “A escola deve ser um ambiente educativo e, ao mesmo tempo, prazeroso, lúdico e significante para os jovens. Esse projeto contribui para a redução dos índices de evasão escolar”, finaliza.
Qual a sua preferência musical?: música gospel e eletrônica.
De quem sofreu influência? da Igreja Assembléia de Deus, participo do coral desde criança sou soprano.
Interpretes favoritos: Aline Barros, Fernanda Brum e Bruna Carla.
Qual é o seu Hobby? Ouvir música e cantar.
Como surgiu o desejo de participar do Face? Em 2009 foi com o incentivo da profª Denise Aragão e do Prof. Marcos André que já conheciam a minha voz dos trabalhos em sala de aula. Como a escola tinha uma Banda: Mateus – baterista; Michel Azevedo – guitarrista; Ítalo Violonista e Bruno – baixista, cantei com eles. Esse ano resolvi participar do Projeto somente com voz e violão, eu e Michel Azevedo. Depois do FACE de 2009 descobrimos que éramos todos da mesma igreja, de bairros diferentes, então resolvemos formar a banda Promessas e cantamos em eventos nas igrejas como: casamento, batizado, confraternização...
O que significa o FACE para você? Uma porta para a descoberta de novos talentos. A importância do Projeto é que transforma a escola num ambiente mais agradável, pois a música é capaz de deixar transparecer as nossas emoções, o que sentimos ou pensamos através de canções. Para mim também serviu de incentivo, pois em 2009 fiquei no 2º lugar na Escola e esse ano fiquei no 1º lugar na escola e no regional e estou classificada para a etapa final em Salvador.
Qual é sua expectativa para essa final em Salvador? Estou com uma expectativa grande, fico pensando que dia vou viajar e como vai ser tudo isso por lá.
O que você achou dos prêmios que ganhou no Festival? Fiquei mais empolgada com o meu próprio CD, com minha voz, com minha música, do que com os prêmios: um MP5 da escola e o Notebook da Direc.
Qual é o seu grande sonho? Participar do Concurso Jovens Talentos de Raul Gil.
“depois que Késia participou do Face e formou essa banda com seus colegas, ela é outra pessoa. A música resgatou minha filha daquele desanimo e desinteresse que tinha em relação a vida, aos estudos e à escola. Foi uma benção na vida dela” declarou dona Luciene, mãe de Késia.
Sandra Regina, Késia e Michel - no FACE Regional |
EU NÃO CONSIGO TE ESQUECER
A cada segundo que se passa
E a cada hora que se vem
Cada dia que se chega
Cada noite que se vai.
Eu sinto dentro de mim
Que é difícil te esquecer
Pois tudo que eu faço
Tudo que penso
Tudo que vejo me lembra você.
Carmem, Gildásio e Edma |
O que eu sinto por você
Não dá mais pra esconder
Ou calar a voz do coração.
Mesmo que eu tente disfarçar
Mesmo que eu tente me esconder
Mesmo que eu tente fingir
Eu não consigo te esquecer.
Kesia Santos Silva
Compositora e interprete – 1º B Matutino.
Colégio Estadual Armando Ribeiro Carneiro
Michel e Késia |
Cendi - 2º lugar no Colégio |
Edma Pereira, Participantes do FACE no CEARC e Carlos Cruz